Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estimativa: Lucros do BPI atingem 34,5 milhões; descem 19% no primeiro trimestre

O BPI deverá atingir lucros de 34,5 milhões de euros (6,91 milhões de contos) no primeiro trimestre do corrente ano, menos 19% que no período homólogo, de acordo com a média das estimativas avançadas por analistas contactados pelo Canal de Negócios.

26 de Abril de 2001 às 13:25
  • ...
O BPI deverá atingir lucros de 34,5 milhões de euros (6,91 milhões de contos) no primeiro trimestre do corrente ano, menos 19% que no período homólogo, de acordo com a média das estimativas avançadas por analistas contactados pelo Canal de Negócios.

As previsões dos analistas relativamente aos resultados líquidos do banco liderado por Artur Santos Silva variaram entre os 29 milhões de euros (5,81 milhões de contos) e os 37 milhões de euros (7,41 milhões d eeuros).

No mesmo trimestre do ano passado, o BPI atingiu lucros de 42,9 milhões de euros (8,6 milhões de contos), de acordo com dados da instituição bancária, pelo que mesmo a estimativa mais optimista aponta para a redução dos lucros em termos homólogos.

Em termos de margem financeira, as previsões variaram entre os 107 milhões de euros (21,45 milhões de contos) e os 127 milhões de euros (25,46 milhões de contos), com a média a situar-se nos 119,2 milhões de euros (23,89 milhões de contos).

Resultados prejudicados por diminuição do “trading”

«As comissões do BPI deverão estar sob alguma pressão, já que em termos de corretagem e de fundos de investimento, deveremos ter um volume bastante inferior ao registado no mesmo período do ano passado», afirmou Vasco Moreno, analista da Fox Pitt-Kelton.

No entanto, o mesmo analista considerou que «o BPI deverá continuar a ter um crescimento a nível do balanço bastante superior ao resto do mercado, nomeadamente no que respeita ao crédito à habitação e ao consumo».

Manuel Cantalapiedra, analista da Banesto Bolsa, acredita que os resultados do primeiro trimestre do BPI deverão reflectir «um crescimento moderado nas comissões e uma queda importante nos ganhos de “trading”», com a instituição bancária a ser prejudicada pelas quedas dos mercados accionistas, que têm feito com que «este trimestre tenha sido muito difícil para o sector» .

De acordo com o analista da Banesto Bolsa, os custos de exploração deverão crescer 8%, contra a média de 12,5% atingida no ano passado, com «a tendência deste ano a apontar para um maior controle de custos» por parte do BPI.

«O problema do BPI neste momento é a dimensão. Resta saber quais os passos que o banco vai dar a partir de agora», nomeadamente em termos de parcerias, afirmou Leandro Silva, analista da Caixa Valores.

O BPI vai apresentar os resultados referentes ao primeiro trimestre deste ano na sexta-feira, após o fecho do mercado.

Às 13h17, o BPI cotava nos 3,09 euros (619 escudos) euros, a ganhar 0,98%.

Junto segue quadro comparativo com as previsões dos analistas.

New Page 1
Entidade Resultados líquidos* Margem Financeira*
Goldman Sachs 35 120
Fox Pitt Kelton 29 123
Banesto Bolsa 37 127
Caixa Valores 36,8 107
Média 34,5 119,2

*Valores em euros

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio