Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estimativa: Lucros do BES atingem 62,6 milhões no primeiro trimestre; caem 2,5%

O BES deverá atingir lucros de 62,6 milhões de euros (12,55 milhões de contos) no primeiro trimestre deste ano, menos 2,5% que no período homólogo, de acordo com a média das estimativas avançadas por analistas contactados pelo Canal de Negócios.

26 de Abril de 2001 às 10:57
  • ...
O Banco Espírito Santo (BES) deverá atingir lucros de 62,6 milhões de euros (12,55 milhões de contos) no primeiro trimestre deste ano, menos 2,5% que no período homólogo, de acordo com a média das estimativas avançadas por analistas contactados pelo Canal de Negócios.

As previsões dos analistas variaram entre os 56 milhões de euros (11,22 milhões de contos) e os 70 milhões de euros (14,03 milhões de contos).

No mesmo trimestre do ano passado, a instituição bancária liderada por Ricardo Salgado atingiu lucros de 64,2 milhões de euros (12,87 milhões de contos).

Relativamente à margem financeira, a média das estimativas dos analistas aponta para os 170,75 milhões de euros (34,23 milhões de contos).

Descida no “trading” afecta resultados

«Este trimestre deveremos assistir a uma queda na margem operacional, superior a 10%, uma vez que no primeiro trimestre de 2000 houve resultados muito elevados de intermediação financeira, que este ano, devido às condições de mercado, serão quase inexistentes», defendeu Manuel Cantalapiedra, analista da Banesto Bolsa.

Vasco Moreno, analista da Fox Pitt Kelton, afirmou que o «trading» deverá registar uma queda homóloga significativa, apesar de ficar «pouco alterado» face ao trimestre anterior.

Por outro lado, o mesmo analista sublinhou que «o crescimento do crédito deverá ter sido bastante bom», na ordem dos 3%, nomeadamente ao nível do crédito à habitação, que poderá ter sido impulsionado por uma campanha de marketing iniciada no trimestre anterior.

Carlo Enrico, analista da Goldman Sachs, referiu que «neste momento estamos neutrais em relação ao sector bancário português, que deverá reflectir o abrandamento no segmento do crédito». A recomendação deste analista para o BES é «neutral», sendo o BCP a sua acção preferida neste sector, a nível nacional, com o banco liderado por Jardim Gonçalves a ter uma recomendação de «outperform».

Provisionamento pode alterar resultados

O BES «tem alguns riscos não totalmente cobertos em carteiras e caso decida cobri-los, isso poderá provocar algumas alterações nos resultados líquidos finais, face à nossa estimativa», afirmou Leandro Silva, analista da Caixa Valores.

A mesma fonte considerou que o BES «tem uma exposição significativa à “nova economia”, acima dos padrões normais» do mercado.

O BES vai apresentar hoje os seus resultados referentes ao primeiro trimestre deste ano, após o fecho do mercado, adiantaram analistas.

Às 10h50, o BES cotava nos 15,78 euros (3.163 escudos), a perder 0,76%.

Junto segue quadro comparativo com as previsões dos analistas:

New Page 1
Entidade Resultados líquidos* Margem Financeira*
Goldman Sachs 56 170
Fox Pitt Kelton 70 182
Banesto Bolsa 64,4 167
Caixa Valores 60 164
Média 62,6 170,7

*Valores em euros

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio