Notícia
Estado do Paraná anuncia amanhã preço mínimo da Copel
O Estado do Paraná vai anunciar amanhã o preço mínimo da privatização da Copel, eléctrica brasileira na qual a Electricidade de Portugal (EDP) já revelou estar interessada.
Segundo um comunicado, o secretário das Finanças do Estado do Paraná vai anunciar amanhã em conferência de imprensa o preço mínimo pelo qual as empresas interessadas vão comprar uma participação controladora na eléctrica brasileira.
Para além do preço mínimo, que os analistas estimam ascender a 4 mil milhões de reais (1,76 mil milhões de euros ou 352,8 milhões de contos), o mesmo responsável vai ainda anunciar as regras da privatização da empresa.
O Estado do Paraná pretende privatizar 49% da Copel num leilão que vai ocorrer a 31 de Outubro.>
A Copel é a maior companhia do Estado do Paraná, com activos avaliados em 5 mil milhões de reais (2,17 mil milhões de euros ou 435 milhões de contos), detendo 18 unidades geradoras de electricidade, que são responsáveis por cerca de 7,5% do total de energia eléctrica produzida no maior país da América Latina.
A alienação da participação do Estado do Paraná na Copel insere-se num plano do Governo Federal para forçar os Estados brasileiros a pagar as suas dívidas e aumentar os capitais dos seus fundos de pensões.
Para além da EDP, outras empresas europeias e norte-americanas já revelaram estar interessadas na aquisição da Copel.
A EDP fechou nos 2,90 euros (581 escudos) a ganhar 2,47%.