Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanholas Endesa e Iberdrola pedem reabertura de central nuclear de Garoña

A central encerrou actividade em Dezembro de 2012 por causa de uma lei dos resíduos nucleares. As empresas espanholas apelam à reabertura, garantindo que a questão que levou ao encerramento já não se coloca.

Negócios 19 de Maio de 2014 às 18:06
  • ...

O presidente da eléctrica espanhola Endesa, Borja Prado, anunciou esta segunda-feira, 19 de Maio, que vai solicitar a reabertura de central nuclear de Santa Maria de Garoña, em Burgos. A central é propriedade da Nuclenor, detida pela Endesa e pela Iberdrola, noticia a imprensa espanhola.

 

"Estamos a tomar todas as medidas necessárias. O que falta depende muito do Governo, não de nós", explicou Borja Prado à imprensa depois da reunião geral de accionistas. O presidente executivo da eléctrica, Andrea Bretan, sublinhou que as razões que motivaram o fecho da central em 2012 já não existem. Uma mudança na legislação sobre a retroactividade dos impostos sobre os resíduos nucleares, fez com que os obstáculos "desaparecessem", explicou o CEO da empresa.

 

Quanto ao prazo de reabertura de Garoña, Andrea Bretan sublinhou que este não está definido e que a data está nas mãos do Conselho de Segurança Nuclear (CSN). "Depende do tempo que demore até ao CSN estudar a proposta e os investimentos que se têm de fazer. Não está nas nossas mãos, pode ser daqui a três meses ou um ano", afirmou Bretan ao jornal "Expansión".

 

O porta-voz da central, Elías Fernández, explicou à Europapress que a central de Santa Maria de Garoña já tem toda a informação necessária para apresentar ao Ministério da Industria, Energia e Turismo, juntamente com o pedido de renovação da licença de exploração.

 

Apesar de ter todo o material preparado, a central encontra-se à espera de receber ordens dos proprietários, o que deve acontecer no próximo dia 6 de Julho, data em que se cumpre um ano desde que a licença de operação anterior expirou.

Ver comentários
Saber mais Endesa Iberdrola Santa Maria de Garoña
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio