Notícia
Entidade Reguladora da Comunicação Social aprova novos directores da Lusa
A Entidade Reguladora da Comunicação Social aprovou hoje as nomeações de Luís Miguel Viana como director de informação e de Paulo Rêgo como director-adjunto da agência Lusa.
A Entidade Reguladora da Comunicação Social aprovou hoje as nomeações de Luís Miguel Viana como director de informação e de Paulo Rêgo como director-adjunto da agência Lusa.
Em relação a Luís Miguel Viana, a decisão baseou-se na «vasta experiência acumulada em vários órgãos de comunicação social», onde exerceu «funções de subdirector e redactor principal», explica a Entidade Reguladora (ERC), em comunicado hoje divulgado e citado pela Lusa.
De acordo com a mesma fonte, novo director da agência de notícias foi «membro do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas» e foi premiado várias vezes «pelo Clube de Jornalistas do Porto e pelo Clube Português de Imprensa».
A «vasta experiência jornalística» também é apontada como factor positivo no caso do director-adjunto que, além de ter exercido funções de subdirector e coordenador de publicações em órgãos de imprensa e de rádio, foi também membro do Conselho Deontológico.
A ERC pediu esclarecimentos adicionais sobre Paulo Rêgo antes de divulgar o parecer, devido à ligação do jornalista a uma empresa de ‘trading’, na qual tem exercido «uma actividade comercial susceptível de ser incompatível» com a função de jornalista, de acordo com a Lusa.
Mas a entidade decidiu-se pelo parecer favorável a Paulo Rêgo, depois de o jornalista ter assegurado que cessou a actividade comercial na sequência do convite para a Direcção da Lusa.
Os novos membros da Direcção de Informação da Agência Lusa entram formalmente em funções no início da próxima semana.
Viana substitui Deolinda Almeida, que rescindiu, por mútuo acordo, o contrato de trabalho com a empresa a 30 de Abril.