Notícia
Empresas também estão "à rasca"... para recrutar
Há posições em que é quase "missão impossível" encontrar mão-de-obra.
O elevado número de jovens à procura de emprego está a tornar os processos de recrutamento e selecção mais longos e exaustivos. Porém, a crescente procura não abrandou a dificuldade em contratar determinados perfis jovens. "Continuam a existir alguns ‘mitos profissionais’, o que torna [o recrutamento em alguns sectores] uma missão impossível, nomeadamente "contact centers", perfis que combinem conhecimentos de línguas estrangeiras e os já habituais perfis altamente técnicos, por exemplo, para a indústria de moldes", descreveu o director-geral da Kelly Services, Afonso Carvalho.
Embora "na maior das áreas de formação essas dificuldades não se verifiquem, Carlos Maia, director da Hays, admite também que "por vezes é difícil identificar jovens em certas áreas de formação, sobretudo nos sectores de Engenharia", nas especialidades de Informática, Electrotécnica e de Computadores, Mecânica e Gestão Industrial. Também na área financeira há alguns perfis que, pela sua tecnicidade, e apesar de serem designados "juniores", são difíceis de encontrar num jovem que está a iniciar a sua carreira.
Quanto ganham eles?
Por terem "elevada procura" no mercado nacional, os perfis jovens mais problemáticos no recrutamento da Michael Page, no Porto, são na área da informática – programadores iOS, Android, Java, PHP, ASP.NET, analistas programadores e gestores de projecto. Encontrar jovens com orientação comercial e domínio de, pelo menos, dois idiomas, além do Português, são outras dificuldades descritas por Carlos Andrade.
Em termos salariais, quais são, em regra, as condições oferecidas a um jovem que está a iniciar a carreira? "Tem havido uma aposta grande nas medidas de incentivo lançadas pelo Governo e que têm tido bastante adesão. A este nível, o enquadramento salarial ronda 700 euros, embora agora tenha baixado ligeiramente para os 650 euros. Quando são as empresas a efectuarem contrato directamente, o valor de referência são os 900 euros", respondeu Andrade.