Notícia
Empresa de iluminação pública francesa entra em Portugal em 2007
A Moseca, empresa francesa de iluminação pública que mudou de nome para Citélum, tem como objectivo entrar no mercado português no próximo ano. Controlada pela Veolia, a empresa é responsável pela iluminação de várias cidades, com destaque para Paris.
A Moseca, empresa francesa de iluminação pública, que mudou de nome para Citélum, quer entrar em Portugal no próximo ano. Controlada pela Veolia, a empresa é responsável pela iluminação de várias cidades, entre elas Paris.
De acordo com o jornal "Expansion", a empresa decidiu este mês adoptar uma nova designação, de Citélum, que já adopta para as outras filiais.
A companhia gere 1,9 milhões pontos de luz e opera em várias grandes cidades mundiais, como Paris e Xangai. Este ano deverá facturar 170 milhões de euros.
A Citélum Ibérica, a empresa que pretende entrar em Portugal, é controlada em 65% pela companhia francesa de serviços Veolia, sendo o restante capital controlado pela também francesa EDF.
O director da companhia revelou ao jornal espanhol que deverá terminar este ano com uma facturação de 18 milhões de euros, acima dos 10 milhões de euros conseguidos em 2005.
A empresa está já presente em várias cidades, com a gestão total ou parcial da iluminação pública, como Ibiza, Almería, Leganés e Alcalá de Henares. A meta para 2007 passa por entrar no mercado português, estando para isso à procura de empresas parceiras.
"O mais provável é fazê-lo através de uma aliança com um operador local ou através de aquisições", refere Juan Pons.