Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa da Energias do Brasil fecha contrato de 160,6 milhões

A Enertrade, subsidiária da Energias do Brasil que comercializa energia eléctrica, fechou um contrato com a Companhia Vale do Rio Doce, empresa que nos primeiros nove meses do ano lucrou o mesmo que o Bradesco e Itaú juntos, no valor de 411 milhões de rea

10 de Novembro de 2005 às 17:25
  • ...

A Enertrade, subsidiária da Energias do Brasil que comercializa energia eléctrica, fechou um contrato com a Companhia Vale do Rio Doce, empresa que nos primeiros nove meses do ano lucrou o mesmo que o Bradesco e Itaú juntos, no valor de 411 milhões de reais (160,65 milhões de euros).

Em comunicado, a participada da EDP diz que vai fornecer, a partir de Janeiro de 2006, energia complementar para a Companhia Vale do Rio Doce e suas associadas.

«O acordo é resultado de uma estratégia de relacionamento com consumidores eletrointensivos, e corresponde ao consumo de 5.378 GWh no período contratado, equivalente ao abastecimento da cidade de Guarulhos por dez anos», destaca a mesma fonte.

As quatro unidades industriais que serão beneficiadas pelo contrato, estão localizadas no Estado do Espírito Santo e são «joint ventures» internacionais da CVRD com a Coreia, Espanha, Japão e Itália.

A Enertrade já havia assinado um contrato, de 266 milhões de reais (104 milhões de euros),  com a Vale do Rio Doce de 3.942 GWh, cujo fornecimento terá início em Janeiro de 2006.

O novo contrato envolverá 411 milhões de reais (160,65 milhões de euros) e está previsto arrancar em Novembro deste ano.

De acordo com a mesma fonte, o contrato com a Enertrade do universo Energias do Brasil, participada da EDP para o mercado brasileiro, foi composto de contratação firme, além de opções de compra e venda, que inclui cláusulas de redução de consumo de forma a optimizar a economia do consumidor e a fortalecer a comercializadora.

A Companhia Vale do Rio Doce é a maior empresa de mineração brasileira, tendo alcançado, nos primeiros nove meses do ano, lucros líquido de 7,806 mil milhões de reais (3,051 mil milhões de euros), o mesmo que lucraram o banco Bradesco (maior banco privado brasileiro, parceiro do Banco Espírito Santo) e Itaú juntos. As receitas desta empresa cresceram 14% no trimestre para nove mil milhões de reais (3,51 mil milhões de euros).

Já a Enertrade registou, entre Janeiro a Setembro, vendas de 4.688 Gwh de energia, mais 29% do que em igual período de 2004.

*Correspondente em São Paulo

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio