Notícia
EDP escolhe EDS e Logica CMG para negociar parceria com Edinfor
O grupo EDP seleccionou hoje as empresas EDS e Logica CMG para negociar a concretização de uma parceria estratégica com a sua subsidiária para as tecnologias de informação, a Edinfor.
O grupo EDP seleccionou hoje as empresas EDS e Logica CMG para negociar a concretização de uma parceria estratégica com a sua subsidiária para as tecnologias de informação, a Edinfor.
Em comunicado, citado pela Agência Lusa, o grupo refere que os outros dois candidatos, Accenture e Siemens, também convidados a apresentar propostas, ficam agora a aguardar «decisão final».
«Os dois candidatos seleccionados têm uma posição de grande destaque internacional no sector, designadamente na vertente de ‘outsourcing’ [concessão] de aplicações», refere a EDP.
Para a eléctrica portuguesa, o ‘outsourcing’ «terá uma importância crucial no desenvolvimento dos negócios ‘core’ do grupo durante os próximos anos, com a total liberalização dos mercados da electricidade e do gás e, nomeadamente, com o estabelecimento do Mercado Ibérico de Electricidade».
«A escolha de um parceiro que possua experiência demonstrada no sector e, em particular, no segmento das ‘utilities’ e na gestão de contratos de grande dimensão e complexidade garante à EDP o acesso a soluções informáticas diferenciadoras e a preços competitivos», adianta.
Para a EDP, «todos os candidatos expressaram uma aposta estratégica inequívoca no potencial de desenvolvimento da empresa, no mercado português e internacional».
O concurso vai levar à alienação de parte significativa do capital social da Edinfor, e implica a celebração de contratos de ‘outsourcing’ com a EDP para gestão de infra-estruturas e manutenção de aplicações informáticas.
Para a EDP, a transacção não só proporciona um encaixe financeiro como possibilita «significativas poupanças de custos», através dos novos contratos de ‘outsourcing’.
Com cerca de 1.500 trabalhadores, a Edinfor inclui empresas de tecnologias de informação como a IT Log, IT Geo e a sub-holding ACE, que controla a Case, CasEdinfor e ACE Sistemas Comerciais.
Em 2003, registou um volume de negócios de 196 milhões de euros e um resultado EBITDA (antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 33,6 milhões de euros.