Notícia
EDP desmente aliança com Iberdola para o mercado italiano
A Electricidade de Portugal (EDP) disse ao Canal de Negócios não ter nenhuma aliança com a Iberdrola para ir ao leilão em que a italiana Enel vai pôr à venda três das suas centrais eléctricas.
O diário financeiro espanhol «Expansión» publicou hoje uma notícia em que refere que a EDP e a Iberdrola chegaram a um acordo que estende a sua colaboração à Europa. Segundo este diário, a EDP e a espanhola Iberdrola vão participar num leilão para adquirir as centrais eléctricas que o grupo italiano Enel vai pôr à venda.
Fonte oficial da EDP, contactada pelo Canal de Negócios, disse que «uma vez que ainda não se sabe quais as centrais eléctricas que vão ser postas à venda, a EDP não tomou qualquer decisão sobre o assunto».
A Enel, detida pelo Estado italiano, vai ter que vender centrais eléctricas com uma potência de 15 mil megawatts para abrir a concorrência naquele país, dentro da política de liberalização do sector eléctrico europeu. A empresa dividiu os 15 mil megawatts em três empresas que serão vendidas, através do leilão a realizar.
Uma das centrais terá 7.000 megawatts, outra 5.400 megawatts e a última 2.600 megawatts. A maior central eléctrica da EDP tem 1.250 megawatts num total de 7.500 megawatts.
O grupo Enel produz mais de 70% da electricidade em Itália.
A EDP fechou a sessão de hoje a cotar nos 3,53 euros (708 escudos) a descer 1,4%.