Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP desiste da Cesp Paraná; continua interessada

A EDP Brasil decidiu não apresentar as garantias financeiras para a privatização da Cesp Paraná, pelo que desiste do leilão. A empresa continua interessada e aguarda o «desdobramento da questão ambiental da hidroeléctrica Porto Primavera».

05 de Dezembro de 2000 às 20:01
  • ...
A Electricidade de Portugal (EDP) Brasil decidiu não apresentar as garantias financeiras para o leilão de amanhã da privatização da Cesp Paraná, pelo que desiste do leilão. A empresa continua interessada e aguarda o «desdobramento da questão ambiental da hidroeléctrica Porto Primavera, revelou o porta-voz da EDP Brasil ao Canal de Negócios.

A eléctrica nacional ao decidir não apresentar as garantias financeiras para o leilão de amanhã, seguindo o exemplo da eléctrica espanhola Endesa. A norte-americana Duke Energy também recuou na sua intenção de concorrer À provatização da Cesp Paraná.

De acordo com fonte próxima do processo, com as desistências dos vários candidatos, o Governo brasileiro terá de decidir-se pelo adiamento do leilão.

O atraso do enchimento do reservatório é o principal problema apontado para o entrave das empresas a participarem no concurso de privatização da eléctrica brasileira.

Segundo revelou fonte da EDP Brasil ao Canal de Negócios, «a EDP Brasil não desistiu da empresa. Continua interessada. Quer é aguardar pelo desdobramento da questão ambiental do Porto Primavera». A EDP Brasil quer que «o enchimento do reservatório da hidroeléctrica de Porto Primavera seja irreversível».

A EDP Brasil adianta ainda que elogia o esforço que foi feito pelo Governo de São Paulo e pela Cesp, mas a EDP prefere aguardar novos desenvolvimentos e fazer uma nova análise antes de decidir participar na privatização da Cesp Paraná.

Segundo apurou o Canal de Negócios, o preço mínimo para a privatização da Cesp Paraná estava «calibrado», não deixando à EDP margem para a gestão do risco.

O preço mínimo para a licitação da Cesp Paraná ascende a 1,739 mil milhões reais (1,014 mil milhões de euros ou 203 milhões de contos).

A EDP Brasil reuniu, desde ontem, técnicos ambientais e advogados para avaliarem o licenciamento dado pela Ibama que permite à Cesp Paraná encher o reservatório da hidroeléctrica Porto Primavera. Mas daquela equipa «não houve luz verde» para a manutenção da EDP na participação do concurso, acrescentou o porta-voz da EDP Brasil.

As acções da EDP encerraram nos 3,43 euros (688 escudos) a descer 0,87%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio