Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP ganha 46 dos 66 lotes do concurso público para carregadores de elétricos

Os 312 pontos de carregamento deverão entrar em funcionamento até ao início do segundo semestre, refere a nota da gestora da rede pública.

20 de Janeiro de 2025 às 12:58
  • ...

A EDP ganhou 46 dos 66 lotes do concurso público da Mobi.e para instalar e operar pontos de carregamento em zonas habitacionais, que correspondem a 190 pontos em 45 municípios, foi anunciado esta segunda-feira.

"A EDP pretende continuar a expandir a infraestrutura de carregamento nacional e venceu o concurso público da Mobi.e, gestora da rede pública de carregamento elétrico em Portugal, no mais recente concurso público lançado para a instalação de novos carregadores em zonas habitacionais em 45 municípios de 16 dos distritos do país", informou a elétrica, em comunicado.

Segundo a Mobi.e, no âmbito do projeto Ruas Elétricas, foram adjudicados à EDP Comercial 46 lotes, num total de 95 postos de carregamento (190 pontos que podem carregar em simultâneo), tendo sido ainda atribuídos à Wowplug oito lotes (16 postos, o que corresponde a 32 pontos), à Ecoinside e à Mota-Engil Renewing quatro lotes cada (16 postos para cada operador, o que equivale a 32 pontos), e à Galp e à Wenea dois lotes cada, estando responsáveis pela instalação de sete e seis postos respetivamente (que correspondem a 14 pontos para a Galp e 12 para a Wenea).

Os 312 pontos de carregamento deverão entrar em funcionamento até ao início do segundo semestre, refere a nota da gestora da rede pública.

Cada posto vai ter duas tomadas com uma potência de 22 quilowatts (kW) e deve aceitar um meio de pagamento eletrónico, sendo que, no total, vão ser acrescentados à rede Mobi.e 6.864 kW de potência disponível.

O projeto Ruas Elétricas tem um orçamento de dois milhões de euros cofinanciado pelo Fundo Ambiental, e tem como objetivo dotar zonas urbanas de postos de carregamento de veículos elétricos, especialmente ruas onde predominam edifícios de habitação ou comerciais sem parqueamento próprio.

Os 66 lotes que estiveram a concurso encontram-se distribuídos praticamente por todo o Continente, sendo que, nos municípios de Coimbra, Guimarães, Odivelas e Oeiras foram validados dois lotes, enquanto nos restantes apenas um.

"Destaque ainda para o município de Madalena, na ilha do Pico, Açores, que também manifestou o seu interesse nesta primeira fase", apontou a Mobi.e.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio