Notícia
Domtar procura parceiro português para dividir estratégia da Portucel (act)
A Domtar, uma das companhias concorrentes à segunda fase da privatização de Portucel, quer encontrar um parceiro português para dividir a orientação estratégica da papeleira portuguesa, disse Raymond Royer, presidente executivo da empresa canadiana.
O grupo assegura que tem condições financeiras para adquirir os 30% que o Estado está a vender em privatização, adiantando que a JP Morgan e a Chase Manhattan são os seus conselheiros financeiros para esta operação.
«Temos o financiamento garantido», disse o presidente da empresa que ofereceu o preço mínimo por acção exigido na privatização, por considerar que o preço era o último dos quatro requisitos para a escolha do vencedor do bloco em venda pelo Estado.
A oferta financeira pressupõe somente a entrega de dinheiro e não inclui activos, disse a mesma fonte.
O grupo, embora não admita OPA, pode comprar a posição de 25% do capital que a Sonae detém na maior papeleira nacional.
Sobre os pormenores da oferta, a Domtar não quis adiantar pormenores até à admissão formal das ofertas financeiras, o que deverá ocorrer na próxima quarta-feira.
As acções da Portucel [PTCL]encerraram a valorizar 2,60%, para 1,58 euros, enquanto a Sonae SGPS [SON] subiu 1,01%, para um euro.