Notícia
Distribuição alerta que compras de Natal podem estar em risco
A APED fala num "cocktail explosivo que pode vir a ter impacto" nas compras dos portugueses, nomeadamente áreas do retalho especializado como equipamentos eletrónicos de consumo ou brinquedos.
14 de Outubro de 2021 às 07:40
As compras de Natal em Portugal poderão estar em risco devido a "cocktail explosivo" que inclui a subida dos custos das matérias-primas, a falta de componentes como os chips e ainda uma crise dos contentores marítimos. O alerta é feito pelo diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, em declarações ao Eco.
A APED fala, por isso, num "cocktail explosivo que pode vir a ter impacto" nas compras dos portugueses, nomeadamente áreas do retalho especializado como equipamentos eletrónicos de consumo ou brinquedos. O representante dos distribuidores sublinha, ainda assim, que "os retalhistas estão todos a lutar para que não se venham a sentir" as falhas na produção e os atrasos na chegada das mercadorias aos portos nacionais.
"Há um risco latente de poder haver eventualmente falhas em algumas categorias de produtos", avisa Lobo Xavier. Esta conjugação de fatores está a "provocar muitos constrangimentos para a importação de produtos de fora da Europa e que têm um peso significativo no retalho especializado", sobretudo numa altura em que faltam apenas dois meses para o Natal.