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Custos de lançamento da Tradecom ascenderam a 19,9 milhões de euros

A PT Prime SGPS, subsidiária da Portugal Telecom (PT) para a área de grandes empresas, lançou hoje o novo portal na área do «business-to-business» (B2B), sediado na morada www.tradecom.pt, cujos...

25 de Maio de 2000 às 18:11
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A PT Prime SGPS, subsidiária da Portugal Telecom (PT) para a área de grandes empresas, lançou hoje o novo portal na área do «business-to-business» (B2B), sediado na morada www.tradecom.pt, cujos custos de lançamento ascenderam a 19,9 milhões de euros (quatro milhões de contos).

«A partir de amanhã, o portal terá apenas um carácter informativo, começando as transacções “on line” a meados do próximo mês» revelou Mário Seborro, director de vendas da Tradecom em conferência de imprensa.

A Tradecom pretende atingir o «break even» em 2002, com um volume de transacções comerciais na ordem dos 648,4 milhões de euros (130 milhões de contos).

Questionado sobre o montante de receitas em 2002, Mário Seborro, explicou que «esse número deverá representar 1% do total de volume transaccionado pelo portal».

O novo portal da PT Prime SGPS «não vai ser mais do que um lugar onde compradores e fornecedores se juntam na Internet para fazer negócios», explicou Carlos Vasconcellos, presidente da Tradecom.

Entre os clientes iniciais da Tradecom, encontram-se, os parceiros da PT para a área da «Nova Economia»- Banco Espírito Santo (BES), a Caixa Geral de Depósitos (CGD), a PT Multimedia e própria PT.

Segundo Carlos Vasconcellos, «nesta plataforma será a procura a criar a oferta, uma vez que os nossos compradores iniciais, possuem dimensão para fazê-lo. A procura de grande dimensão irá captar empresas de pequena e média dimensões»

«A Tradecom está com negociações em curso com a empresas da área de certificação digital, incluindo a inglesa Verisign. Mas ainda não está nada definido», revelou ao Canal de Negócios fonte oficial da empresa.

No que se refere a meios de pagamentos, «o portal irá tirar partido da participação que a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS)», empresa que integra todos os sistemas de pagamentos bancários nacionais e que detém uma participação na PT Prime SGPS, explicou Carlos Vasconcellos.

A Tradecom pretende ainda lançar vários portais em diversas áreas específicas, sendo já conhecidas, as intenções de constituir, em conjunto com o BES, portais específicos na área da saúde e turismo.

A Tradecom irá desenvolver portais nas áreas de consultoria, auditoria e construção civil. Na área específica de auditoria e consultoria a empresa terá como parceiros a PriceWaterCoopers (PWC) e a Andersen Consulting, revelou ao Canal de Negócios fonte oficial da empresa.

« Estamos com negociações avançadas com uma empresa de construção civil para o lançamento, em breve do portal vertical», referiu o presidente da Tradecom.

Constituição da Tradecom Brasil e PT Prime Brasil ainda por definir

A Tradecom Brasil e a PT Prime Brasil são as outras duas participadas da PT Prime SGPS, cujo modelo de criação «está ainda por decidir», afirmou Carlos Vasconcellos.

A PT Prime SGPS aposta na internacionalização da empresa e, o Brasil, segundo Carlos Vasconcellos «é uma clara aposta, mas não excluímos outras hipóteses de negócio».

No mercado brasileiro, a PT Prime está ainda na fase de escolha de parceiro. Questionado sobre se esse eventual parceiro seria o Unibanco, banco brasileiro com quem a PT Multimedia estabeleceu uma parceria, Carlos Vasconcellos adiantou «que o Unibanco é um dos possíveis futuros aliados da PT Prime. As negociações em curso com os três ou quatro potenciais parceiros deverão estar concluídas dentro de semanas», acrescenta Carlos Vasconcellos.

A Tradecom, utilizou a plataforma de comércio electrónico da Commerce One, já implementada por outras empresas de telecomunicações de vários países. Em Espanha, a Endesa é a representante da Commerce One e no Reino Unido, a British Telecom também a representa. A PT Prime SGPS estabeleceu no dia 21 de Fevereiro um acordo estratégico com a Commerce One.

As acções da PT encerraram nos 10,56 euros (2.117 escudos) a subir 2,42% , enquanto a PT Multimedia fechou a ganhar 0,54% nos 55,9 euros (11.206 escudos).

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