Notícia
Credit Lyonnais sobe mais de 20% com possível OPA do BNP Paribas
As acções do Credit Lyonnais seguiam a subir mais de 20% depois de BNP Paribas ter comprado 10,9% do banco por 2,2 mil milhões de euros, com o mercado à espera de uma oferta pública de aquisição total.
O BNP Paribas, o maior banco da França, comprou 10,9% do Credit Lyonnais ao Estado francês por 2,2 mil milhões de euros. O BNP ofereceu 58 euros por cada título, mais 49% que no fecho de sexta-feira.
O BNP superou as ofertas do Credit Agricole, Societe Genérale e da Allianz e o mercado espera agora que o maior banco francês faça uma oferta total pelo capital que ainda não detém no Credit Lyonnais.
O Credit Lyonnais representa 7% do mercado bancário da França, sendo um alvo apetecível para o BNP e outros bancos franceses como o Credit Agricole.
O BNP, que tem um plano de investimentos em aquisições de 9 mil milhões de euros nos próximos quatro anos, passa a ser o maior accionista do Credit Agricole. No entanto o Credit Agricole também detém 10,5% e a Allianz controla 10% do sexto maio banco da França.
O Credit Lyonnais atingiu uma valorização máxima de 22,7% para os 47,78 euros. O BNP caia 6,3% para os 42,72 euros.