Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CPFL Energia quer abrir capital a investidores portugueses

A CPFL, «holding» que Companhia Paulista Força e Luz, prevê listar no Novo Mercado na Bovespa no primeiro semestre de 2003, pretendendo a entrada de investidores portugueses no capital, disse ao Negocios.pt o vice presidente financeiro da empresa.

20 de Novembro de 2002 às 13:03
  • ...
A CPFL, «holding» que Companhia Paulista Força e Luz prevê listar no Novo Mercado na Bolsa de São Paulo, no primeiro semestre do próximo ano, pretendendo a entrada de investidores portugueses no capital, disse ao Negocios.pt Lauro Rezende, vice presidente financeiro da empresa.

«Pensamos abrir o capital no primeiro semestre de 2003 no Brasil e cotar «American Depositary Receipts» (ADRs) nos Estados Unidos e provavelmente no Latibex», avançou o responsável ao Negocios.pt.

A CPFL é detida em 36,25% pela VBC Energia, «holding» controlada pelo Grupo Votorantim, Camargo Corrêa e Bradespar. O Banco Espírito Santo (BES) é titular de uma posição de 10% na Bradespar.

«Temos um grande interesse de capitais portugueses» na estrutura accionista da empresa, revelou, em Lisboa, Lauro Rezende.

A CPFL adquiriu, em Setembro de 1998, 42,44% da Bandeirante Energia, tendo efectuado a sua cisão no ano passado. A Electricidade de Portugal (EDP) controla a Bandeirante.

Na área de distribuição de energia, a CPFL detém uma quota de mercado de 12,1%, concorrendo com a Bandeirante no Estado de São Paulo. Neste Estado, a empresa tem 4,9 milhões de clientes, representando 10,1% de quota de mercado. A participada da EDP [EDP] detém uma quota de 4,7% nesse mercado eléctrico.

A eléctrica brasileira «tem muita proximidade com os investidores nacionais», adiantou ao Negocios.pt a mesma fonte, acrescentando «a ideia é que venhamos a fazer um «road show» em Portugal assim que tivermos prontos para fazer o lançamento» da operação.

O capital que será disperso ainda não está definido. Esse montante «vai depender do que acontecer até Março, uma vez que alguns dos sócios querem aumentar a sua posição no capital».

A CPFL adquiriu, em Setembro de 1998, 42,44% da Bandeirante Energia, tendo efectuado a sua cisão no ano passado. A Electricidade de Portugal (EDP) controla a Bandeirante.

No final do ano, a CPFL deverá atingir receitas líquidas de 5,5 mil milhões (1,574 mil milhões de euros), tendo facturado, até Setembro, um total de 4,04 mil milhões de reais (1,16 mil milhões de euros.

A eléctrica estima registar lucros no próximo ano, depois de ter registado prejuízos de 379 mil reais (108,53 mil euros), entre Janeiro e Setembro.

As acções da EDP seguiam inalteradas nos 1,68 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio