Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Corticeira compra 50% de empresa checa de vedantes de vidro por 11 milhões

Esta aquisição vai permitir uma "associação histórica da cortiça e do vidro", salienta a Corticeira Amorim.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 25 de Julho de 2019 às 17:13

A Corticeira Amorim anunciou esta quinta-feira que chegou a acordo para comprar 50% do capital da Vinolok, uma companhia sediada na República Checa que produz vedantes de vidro.

 

Num comunicado à CMVM, a Corticeira Amorim refere que o valor do negócio é de 10,988 milhões de euros, sendo que a gestão desta empresa passará a ser partilhada com o Grupo Preciosa, a quem foram adquiridos os 50% do capital.

 

Esta empresa desenvolve desde 2011 o negócio da Vinolok, que se dedica à produção e comercialização de vedantes de vidro para garrafas de vinho e de espirituosos.

A Corticeira Amorim entra assim num novo segmento do negócio dos vedantes, esperando que "esta associação histórica da cortiça e do vidro conduza a ganhos adicionais em sustentabilidade e design nas embalagens premium e ultra-premium de vinhos e bebidas espirituosas".

 

A Vinolok emprega 170 trabalhadores e no exercício que terminou em março deste ano registou um volume de negócios de cerca de 16 milhões de euros e um EBITDA de 5,3 milhões de euros.

 

A Corticeira Amorim, que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça, pagou assim um múltiplo que equivale a cerca de 4 vezes o EBITDA. Em comunicado, a companhia liderada por Rios de Amorim salienta que "esta aquisição complementa e reforça significativamente o portefólio de soluções disponibilizadas pela Amorim através da sua rede de distribuição mundial única".

 

A Corticeira Amorim descreve que a "Vinolok serve o mercado internacional premium de vinhos e bebidas espirituosas com um vedante inovador que combina criatividade e design apelativo com fortes características técnicas". 

 

O Grupo Preciosa, segundo a Corticeira Amorim, "é líder mundial no fornecimento de componentes de cristal checo de superior qualidade, produzindo produtos semiacabados para as indústrias da joalharia e da moda".

 

A Corticeira Amorim tem nos últimos anos encetado uma estratégia de crescimento por aquisições. Em outubro do ano passado adquiriu a Cobase, que tem como principal ativo a Herdade da Baliza, situada em Castelo Branco, por 5,5 milhões de euros.

 

Também no ano passado tinha adquirido uma empresa na Suécia, e em 2017 foi às compras em França.

Ver comentários
Saber mais Corticeira Amorim Vinolok República Checa Grupo Preciosa Amorim
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio