Notícia
Concurso da ANA deverá avançar em Abril de 2009
O concurso internacional para a privatização da ANA deverá ser lançado em Abril de 2009, estando o Governo a estudar um modelo em que as forças locais possam ter uma participação na gestão dos aeroportos.
19 de Novembro de 2008 às 15:27
O concurso internacional para a privatização da ANA deverá ser lançado em Abril de 2009, estando o Governo a estudar um modelo em que as forças locais possam ter uma participação na gestão dos aeroportos.
A ANA - Aeroportos de Portugal deverá ser privatizada mantendo a totalidade dos aeroportos que gere actualmente (Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira), incluindo também no perímetro de venda o aeroporto de Beja, actualmente gerido pela Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), soube a agência Lusa junto fonte ligada ao processo.
O Governo está a estudar um modelo em que as forças locais possam ter uma participação na gestão dos aeroportos que pode passar, eventualmente, pela abertura do capital a entidades locais, segundo a mesma fonte.
Esta solução daria, de alguma forma, resposta às reivindicações da Junta Metropolitana e da Associação Comercial do Porto, que têm defendido uma gestão autónoma do aeroporto Sá Carneiro.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, disse segunda-feira que o modelo de regulação do sector aeroportuário e o contrato de concessão da ANA deverão ser concretizados até final do ano.
Mas para que o processo de privatização avance o Governo terá ainda de definir a percentagem do capital da gestora dos aeroportos nacionais que será alienada.
O Governo ainda não confirmou qual a percentagem de capital que será alienada, mas o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já garantiu que será superior a 50%.
A privatização da ANA - Aeroportos de Portugal vai anteceder a concessão e construção do novo aeroporto de Lisboa, que será localizado no Campo de Tiro de Alcochete.
A ANA - Aeroportos de Portugal deverá ser privatizada mantendo a totalidade dos aeroportos que gere actualmente (Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira), incluindo também no perímetro de venda o aeroporto de Beja, actualmente gerido pela Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), soube a agência Lusa junto fonte ligada ao processo.
O Governo está a estudar um modelo em que as forças locais possam ter uma participação na gestão dos aeroportos que pode passar, eventualmente, pela abertura do capital a entidades locais, segundo a mesma fonte.
Esta solução daria, de alguma forma, resposta às reivindicações da Junta Metropolitana e da Associação Comercial do Porto, que têm defendido uma gestão autónoma do aeroporto Sá Carneiro.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, disse segunda-feira que o modelo de regulação do sector aeroportuário e o contrato de concessão da ANA deverão ser concretizados até final do ano.
Mas para que o processo de privatização avance o Governo terá ainda de definir a percentagem do capital da gestora dos aeroportos nacionais que será alienada.
O Governo ainda não confirmou qual a percentagem de capital que será alienada, mas o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já garantiu que será superior a 50%.
A privatização da ANA - Aeroportos de Portugal vai anteceder a concessão e construção do novo aeroporto de Lisboa, que será localizado no Campo de Tiro de Alcochete.