Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência aprova controlo conjunto da EID pela Cohort, IAPMEI e Empordef

A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a compra do controlo conjunto da EID - Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Electrónica pelo grupo britânico Cohort, pela Empordef e pelo IAPMEI, segundo um aviso publicado.

25 de Setembro de 2017 às 22:50
  • ...

A decisão da Autoridade da Concorrência, liderada por Margarida Matos Rosa (na foto), de não se opor à operação de concentração foi tomada na passada quinta-feira, alegando o Conselho da AdC que a operação "não é susceptível de criar entraves significativos" à concorrência efectiva nos mercados em causa na operação.

 

Fundada em 1983, a EID é uma indústria portuguesa de alta tecnologia dedicada às comunicações navais e tácticas, mensagens militares e integração de sistemas, tendo como principais clientes as Forças Armadas Portuguesas e da Espanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Argélia, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Bangladesh, Timor-Leste, Singapura, Malásia, Indonésia, Filipinas, Austrália e Brasil.

 

A Cohort é uma empresa cotada e sedeada no Reino Unido, focada na área, terrestre, marítima e aérea.

 

A empresa tecnológica de defesa - que fazia parte da Empordef, holding das indústrias de defesa portuguesas, em processo de liquidação desde 2015 - já era detida em 57% pelo grupo Cohort, em resultado de uma venda acordada com o Governo de Pedro Passos Coelho, no âmbito da extinção da Empordef e da política de privatização em curso, mas os britânicos queriam ainda comprar mais capital da EID, que só agora concretizaram.

 

Na primeira fase da compra, concluída a 28 de Junho de 2016, o grupo Cohort ficou accionista de 56,89%, em resultado da venda das posições da Rohde & Schwarz (29,65%) e da Efacec Capital (27,24%).

 

Inicialmente, o executivo de Passos Coelho tinha colocado à venda o capital que a Empordef tinha na EID (38,57%) mais a posição do Iapmei (4,52%).

 

No ano passado, já no Governo de António Costa, foi revertida a venda de 99,98% da EID à Cohort e anunciado um novo acordo entre o Governo e a empresa britânica, que previa a venda da EID até ao Outono de 2016, mas garantindo as negociações que os 20% de capital detidos pelo Estado teriam direitos accionistas especiais e salvaguardariam o interesse do Estado e, algumas matérias.

 

O IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, é um instituto público que tem como missão promover a competitividade e o crescimento das empresas.

 

Segundo o aviso da AdC, é através da Thunderwaves que é exercido o controlo conjunto da Cohort, empresa dedicada ao sector da defesa ao nível de sistemas electrónicos, computacionais, comando e controlo e de comunicações militares, e no sector civil, na elaboração e implementação de sistemas de gestão da rede ferroviária e fornecimento de produtos electromecânicos para indústria de exploração petrolífera offshore.

Ver comentários
Saber mais Conselho da AdC Governo de António Costa EID Cohort Empordef Iapmei Governo de Pedro Passos Coelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio