Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Europeia bloqueia fusão entre NYSE Euronext e Deutsche Boerse

A Comissão Europeia chumbou hoje o projecto de fusão entre as duas bolsas, colocando um ponto final num negócio de nove mil milhões de euros.

01 de Fevereiro de 2012 às 10:27
  • 2
  • ...
Num comunicado divulgado hoje, os dois grupos afirmam que foram informados de que “a Comissão Europeia decidiu hoje proibir a união dos dois negócios”. A decisão foi tomada numa reunião hoje do colégio de comissários, que seguiu a recomendação de Joaquín Almunia, o responsável pela Concorrência.

A fusão iria criar a maior plataforma bolsista do mundo, reunindo os mercados da NYSE Euronext ( Nova Iorque, Paris, Bruxelas, Amesterdão e Lisboa) e da Deutsche Boerse (Bolsa de Frankfurt). Iria ainda criar a maior plataforma de negociação de derivados através da junção entre a NYSE Euronext Liffe e a Eurex.

O negócio obrigou a meses de intenças negociações, com os dois grupos a tentarem convencer a direcção-geral da Concorrência em Bruxelas das virtudes da fusão e de que a união do negócio de derivados da NYSE LIFFE e da Eurex não criava um monopólio.

Os argumentos não convenceram o comissário europeu da Concorrência, Joaquín Almunia, que considera inaceitável que o novo grupo reúna mais de 90% do negócio de derivados (contratos sobre acções, taxas de juro, matérias-primas, entre outros) na Europa. A NYSE Euronext e a Deutsche Boerse contestaram esta visão, dizendo que só 20% deste tipo de transacções passa pelas bolsas, sendo o restante intermediado pelos bancos, e que isso devia ter sido levado em conta na análise.

“Apesar dos remédios propostos, a Comissão Europeia concluiu que a fusão iria constituir um impedimento significativo à concorrência e considerou-a incompatível com o Mercado Comum”, diz o comunicado.

Também em comunicado, o presidente da NYSE Euronext, Jean-Michiel Hessels, disse estar “desapontado” e “discordar profundamente” da decisão, que “se baseia num entendimento muito diferente do que é o mercado de derivados”. “Agora é altura de seguir em frente e focar a empresa no cumprimento da sua estratégia”.

As acções da Deutsche Boerse seguem a subir 0,37% para os 44,97 euros por acção, depois de já terem estado a subir 3,2%. Os títulos da NYSE Euronext estão ainda suspensos em Paris.

Ver comentários
Saber mais Fusão chumbo Comissão Europeia Concorrência NYSE Euronext Deutsche Boerse
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio