Notícia
Combustíveis já estão a baixar e vão continuar
O preço dos combustíveis rodoviários em Portugal desceu nas últimas três semanas, começando a reflectir a redução das cotações do petróleo.
O preço dos combustíveis rodoviários em Portugal desceu nas últimas três semanas, começando a reflectir a redução das cotações do petróleo.
Nas duas últimas semanas de Janeiro, o preço médio da gasolina caiu 2,5 cêntimos por litro face ao valor mais alto de sempre registado em Portugal, na segunda semana do ano e que esteve a dois cêntimos de ultrapassar o limiar dos 1,4 euros (1,398 euros), noticia hoje o "Diário de Notícias".
O gasóleo baixou quase três cêntimos desde a mesma altura para 1,179 euros por litro. O diesel atingiu o preço médio mais alto de sempre em Portugal na primeira semana de Dezembro do ano passado - 1,207 euros por litro, de acordo com os dados da Direcção-Geral de Geologia e Energia. Na última semana de Janeiros, as reduções continuaram, embora ainda não haja dados oficiais.
A descida dos preços no mercado nacional deverá continuar, pelo menos, por mais duas ou três semanas, adiantou ao DN, o secretário-geral da Associação das Empresas Petrolíferas (Apetro), José Horta, tendo em conta o período normal de ajustamento do mercado nacional às cotações do petróleo e dos produtos refinados.
O preço dos combustíveis em Portugal, em especial o da gasolina 95 octanas, está a acompanhar a evolução do petróleo do brent do mar do Norte, que é a referência para as compras nacionais. O brent atingiu o pico a 14 de Janeiro, nos 94,42 dólares por barril. Ontem voltou a cair mais de um dólar, para menos de 88 dólares, o que representa uma quebra desde o pico superior a seis dólares.