Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cofina sai da SIC e reforça na IMC

No âmbito de uma reorganização de participações conjuntas entre a Cofina e o Banco Português de Investimento (BPI), a Cofina vai deixar de estar presente no capital da SIC e da Impresa, passando a...

16 de Outubro de 2000 às 08:10
  • ...
No âmbito de uma reorganização de participações conjuntas entre a Cofina e o Banco Português de Investimento (BPI), a Cofina vai deixar de estar presente no capital da SIC e da Impresa, passando a deter 80% da IMC, informaram hoje as empresas.

A Cofina e o BPI participavam ambas com 50% na IMC – Investimentos Média e Conteúdos, que entre outros activos, detinha uma posição de 26,37% na SIC e de 10,25% na Impresa.

No âmbito desta operação, o Grupo BPI vai adquirir a totalidade das participações detidas pela IMC na SIC e na Impresa, enquanto a Cofina adquire ao Grupo BPI 30% da IMC, passando a deter 80% da empresa. A Investec, uma «sub-holding» da IMC, vai adquirir a participação da Cofina na Cofina.com II.

«O Grupo BPI e a Cofina decidiram reorganizar as participações conjuntas que, através da IMC detêm no sector dos media, tendo em vista uma maior focalização estratégica de cada uma das entidades em áreas específicas, mantendo a sua associação ao nível da “holding” IMC», referem as duas entidades num comunicado conjunto.

Este acordo «irá proporcionar à Cofina o controlo de 80% da IMC permitindo-lhe reestruturar as participações detidas por esta, no âmbito da estratégia global da Cofina para a área das novas tecnologias», refere a mesma fonte.

A IMC, através da Investec, detém 64,3% da MediaFin, 98,5% da Edimoda, 100% da Edisport, 50% da Ferreira & Bento, 95% da Cofina.com e 20,5% da Deltapress.

Nesta operação a Cofina realiza um investimento de 16 milhões de euros (3,2 milhões de contos) e o Grupo BPI um esforço financeiro de 234 milhões de euros (46,9 milhões de contos).

Na sexta-feira a Cofina fechou nos 34,75 euros (6.966 escudos) e o BPI encerrou nos 3,88 euros (778 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio