Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cinco cotadas do PSI-20 com resultados que superaram as expectativas

A época de apresentação de resultados da bolsa portuguesa está na recta final. E houve cotadas que conseguiram mostrar números acima do esperado pelos analistas.

Bruno Simão/Negócios
02 de Abril de 2016 às 10:30
  • ...

As empresas do PSI-20 conseguiram o maior resultado acumulado desde 2008. A maior parte das cotadas conseguiu melhorar os lucros e o BCP e o BPI regressaram aos resultados positivos, ajudando a que o resultado das empresas da bolsa superasse a fasquia de três mil milhões de euros. O banco liderado por Fernando Ulrich foi uma das entidades que mostrou números acima do esperado. Mas houve outras surpresas positivas.

BPI de prejuízo a lucro

O banco liderado por Fernando Ulrich passou de prejuízos de 163,6 milhões de euros em 2014 para um lucro de 236,4 milhões de euros em 2015. O resultado líquido ficou mais de 16% acima do consenso das estimativas coligidas pela Bloomberg. A evolução no quarto trimestre do ano passado esteve em destaque.

"O BPI apresentou um resultado líquido de 85,4 milhões de euros no quarto trimestre de 2015, acima da estimativa de 43,8 milhões e com destaque para a performance acima do esperado dos proveitos base do banco (margem financeira e comissões) e pela redução do custo com imparidades para crédito", consideraram os analistas do CaixaBI numa nota de análise aos resultados.

Corticeira Amorim beneficiou de efeito cambial

A corticeira foi uma das surpresas da época de apresentação de resultados. A empresa conseguiu um lucro de 55 milhões de euros, ultrapassando em 15,42% o consenso das estimativas coligidas pela Bloomberg. Os analistas do CaixaBI foram uns dos que ficaram surpreendidos pela positiva com os números mostrados pela empresa.

"O resultado líquido cresceu 53.9%, batendo as nossas estimativas em cerca de 19%. A Corticeira Amorim teve um ano forte em resultados, beneficiando significativamente de um efeito cambial positivo", consideraram na nota de análise aos resultados.

EDP Renováveis com menores custos financeiros

A eólica conseguiu um lucro em 2015 de 167 milhões de euros, mais 12% que a média das estimativas coligidas pela Bloomberg e mais 32% que o resultado obtido em 2014. Ao analisar apenas a evolução no último trimestre, os analistas do BPI referiram numa nota de investimento que a empresa teve depreciações e custos financeiros mais baixos que o esperado.

Já os analistas do CaixaBI salientaram, numa nota de análise aos resultados, que "apesar do impacto positivo de efeitos extraordinários consideramos que a EDPR apresentou bons resultados".

Galp com resultados "robustos"

Apesar da descida dos preços do petróleo, a Galp conseguiu aumentar o lucro em mais de 70%. Reportou um resultado líquido de 639 milhões de euros, se excluídos os eventos não recorrentes e o efeito "stock", mais de 6% acima do esperado pelas estimativas recolhidas pela Bloomberg.

"Em termos anuais, a Galp Energia registou um conjunto de resultados robustos suportados por uma boa performance da área de refinação", considerou o CaixaBI numa nota de análise divulgada após os resultados.

Menos depreciações ajudaram Portucel

A Portucel registou um aumento de mais de 8% do resultado líquido em 2015 para 196,4 milhões de euros, beneficiando da subida do dólar e da evolução favorável do preço da pasta e do papel. O lucro ficou 4,66% acima das estimativas coligidas pela Bloomberg.

Os analistas do CaixaBI observaram, numa nota a analisar os resultados que "o resultado líquido tenha registado uma variação maior que o antecipado por via das rúbricas de depreciações e provisões". Já o Haitong disse, na análise aos números, que "os resultados da Portucel foram fortes" e que "a empresa tem um crescimento visível no horizonte".

Ver comentários
Saber mais BCP BPI Fernando Ulrich Amorim EDP Renováveis Bloomberg Galp Portucel economia negócios e finanças Informação sobre empresas mercado e câmbios bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio