Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cimpor vende 20% da Semapa por 144 milhões (correcção)

(corrige preço unitário das venda de acções e actualiza cotação) A Cimpor alienou hoje a sua posição de 20% na Semapa por 144 milhões de euros, numa operação financeira que incluirá ainda a emissão, pelo Credit Suisse First Boston, de obrigações convertí

  • ...

(corrige preço unitário das venda de acções e actualiza cotação)

A Cimpor alienou hoje a sua posição de 20% na Semapa por 144 milhões de euros, numa operação financeira que incluirá ainda a emissão, pelo Credit Suisse First Boston, de obrigações convertíveis em acções da empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira.

A venda das 23,6 milhões de acções que a Cimpor [cimp] tem na Semapa foi realizada a 6,07 euros por acção, o que traduz um prémio de 6,5% face ao preço de fecho nos 5,70 euros na passada sexta-feira.

«A Cimpor Portugal alienou hoje, fora de bolsa, 23.695.611 acções da Semapa correspondentes a 20,02% do seu capital social e 20,50% dos seus direitos de voto, ao preço unitário de 6,07 euros», refere um comunicado da Cimpor, sem revelar a quem alienou os títulos.

Ao vender a este preço, a Cimpor realiza assim um encaixe de 144 milhões de euros com a operação. Em Maio de 2002, a Cimpor pagou cerca de 41 milhões de euros para aumentar a sua posição na rival Semapa de 10% para os 20,02%, num negócio que envolveu a aquisição de 8,26 milhões de acções da empresa liderada por Queirós Pereira.

No início deste ano, a Semapa vendeu os 9% que detinha no capital da Cimpor por 251 milhões de euros.

CSFB emite obrigações convertíveis

O CSFB revelou, através de comunicado, anunciado antes do comunicado da Cimpor, que vai emitir 158 milhões de euros em obrigações convertíveis em títulos da Semapa [sema]. O vencimento das obrigações da CSFB ocorre a 24 de Maio de 2009.

«O CSFB vai emitir as obrigações depois de comprar 23,6 milhões de acções da Semapa à Cimpor», afirma o comunicado do banco de investimento suíço.

Com esta operação, a Cimpor deixa de ter acções na Semapa, numa altura em que era o segundo maior accionista da cimenteira nacional, com 20,2% do capital. A «holding» pessoal de Pedro Queiroz Pereira, a Holdim, detém a maior fatia do capital, com uma posição de 22,07% na empresa.

As obrigações irão pagar uma taxa de cupão que oscilará entre os 1,875% e os 2,375%, com cada um dos títulos a ter um valor nominal de 100 euros.

«Sujeitas a algumas excepções, as obrigações só serão convertíveis em acções da Semapa quando o primeiro destes factos ocorrer: ou 11 de Maio de 2009, ou a data de registo de dividendos da Semapa», explica o comunicado. As obrigações serão listadas na bolsa irlandesa.

O CSFB é o líder desta operação, sendo o Espírito Santo Investment o «joint leader».

As acções da Cimpor, depois de terem estado suspensas, a pedido da CMVM, seguiam a descer 0,44% para os 4,50 euros.

Semapa suspensa em bolsa por determinação da CMVM

As acções da Semapa também chegaram a estar suspensas de negociação em Bolsa por «determinação» da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), segundo fonte da autoridade de supervisão.

«As acções da Semapa foram suspensas por determinação da CMVM para que o mercado absorva a informação referente ao preço da transacção» da operação realizada pela Cimpor, segundo fonte oficial da CMVM. Os títulos estiveram suspensos vários minutos antes das 12h00. As acções da Semapa, que chegaram a subir 5,99%, seguiam a valorizar 1,05% até aos 5,76 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio