Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cimpor compra empresa chinesa por 2,1 milhões de euros

A Cimpor anunciou hoje que a sua participada Cimpor Chengtong Cement Corporation, Limited (CCCC), assinou um acordo para a compra de 60% do capital da empresa chinesa Shandong Liuyuan New Type Cement Development Company, Limited (New Liuyuan), por um valo

16 de Outubro de 2006 às 17:01
  • ...

A Cimpor anunciou hoje que a sua participada Cimpor Chengtong Cement Corporation, Limited (CCCC), assinou um acordo para a compra de 60% do capital da empresa chinesa Shandong Liuyuan New Type Cement Development Company, Limited (New Liuyuan), por um valor de 2,1 milhões de euros.

Num comunicado a empresa diz que esta aquisição vai possibilitar à Cimpor reforçar "a sua posição entre os principais grupos cimenteiros internacionais, aumentando a sua capacidade de produção de cimento com clínquer próprio para 25,7 milhões de toneladas/ano".

Para além disso, "acede a um mercado do cimento que, além de ser o de maior dimensão em termos mundiais, apresenta um elevado potencial de crescimento".

A CCCC pagará 20,7 milhões de CNY (cerca de 2,1 milhões de euros) pela aquisição de 60% dos capitais próprios da New Liuyuan, correspondentes a um valor dos activos de 29 dólares por tonelada de capacidade instalada de produção de clínquer, o que segundo a Cimpor é "um múltiplo bastante atractivo tendo em consideração as mais recentes aquisições verificadas no sector cimenteiro na China e no mundo".

A empresa que irá fazer este negócio, se for aprovado pelas autoridades chinesas, é a CCCC, recentemente constituída, com sede em Hong Kong e um capital social de 10 mil HKD (1.026 euros). A empresa é detida a 80% pela Cimpor Inversiones, S.A., e a 20% pela China Chengtong Cement Group, Limited (CCCG), uma subsidiária da China Chengtong Development Group, empresa que está cotada na bolsa de Hong Kong.

A Cimpor Inversiones irá, a curto prazo, transferir a sua participação no capital da CCCC para uma nova sociedade, a constituir em Macau, entre a própria Cimpor Inversiones, S.A., a C+PA – Cimentos e Produtos Associados, S.A., e a Sociedade de Investimento Predial Estrela Nova, Limitada, empresa de capitais chineses sedeada em Macau. A Cimpor Inversiones, S.A., deterá 50% do capital da nova sociedade (e o controlo da respectiva gestão), e os outros dois sócios 25% cada.

Concluída a aquisição da New Liuyuan, a Cimpor Inversiones, S.A., e a CCCG procederão ao aumento do capital social da CCCC para 207,48 milhões de dólares de Hong Kong (21,3 milhões de euros), a realizar, pela primeira, em numerário e, pela segunda, mediante a transferência da sua participação de 71,03% no capital social da Suzhou Nanda Cement Company, Limited, uma empresa sujeita às leis da República Popular da China, detentora de uma moagem de cimento (nos arredores de Xangai) com uma capacidade de produção anual de 600 mil toneladas.

Segundo a Cimpor, a New Liuyuan é uma empresa cimenteira, localizada perto da cidade de Zaozhuang, no sul da província de Shandong, com duas linhas de produção de clínquer (1,8 milhões de toneladas/ano) e uma capacidade anual de moagem correspondente a 1,2 milhões de toneladas de cimento. Em 2005, a New Liuyuan utilizou

integralmente a sua capacidade de produção, tendo realizado um volume de negócios na ordem dos 30 milhões de euros e um "cash flow" operacional (EBITDA) de cerca de 4 milhões de euros. A empresa tem actualmente em construção duas novas linhas de fabricação de clínquer que, a médio prazo, a dotarão de uma capacidade anual de produção de 3,6 milhões de toneladas de clínquer e 4,5 milhões de toneladas de

cimento. O mercado natural da New Liuyuan abrange o sul da Província de Shandong e toda a Província de Jiangsu, incluindo a região de Xangai.

 

 

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio