Notícia
Champalimaud avança com acção judicial contra Sousa Franco
António Champalimaud vai amanhã avançar com uma acção judicial contra o ministro das Finanças português, Sousa Franco, devido à inibição dos direitos de voto da Mundial Confiança. Segundo fonte...
Segundo alguns analistas do mercado, «esta decisão procura apenas pressionar o Governo para o fim deste impasse». Outro analista referiu ainda que «trata-se de uma manobra de fundo, no seguimento de outras como a tentativa de impugnar a assembleia geral do Banco Comercial Português (BCP)».
Recorde-se também que António Champalimaud anunciou em Agosto que poderia enveredar pelo caminho negocial com o Estado português, dando uns pequenos «toques» para que o acordo seja aceite. Contudo, segundo os analistas esta acção «coloca um ponto final nas negociações».
Às 11h55 os títulos directamente relacionados com este impasse observavam uma desvalorização superior a 1%. O BCP, com mais de 133 mil títulos transaccionados cotava-se nos 23,7 euros (4.751 escudos), menos 1,25% do que na sessão anterior. Por sua vez o BPSM transaccionava nos 17,46 euros (3.500 escudos), o que reflecte uma desvalorização de 1,02%. A Mundial Confiança, «cabeça» do grupo Champalimaud, perdia 1,01%, encontrando-se nos 36,1 euros (7.237 escudos).