Notícia
CGD reforça posição na Galp
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reforçou a sua posição na Galp para 13,5%, juntando 2,75% aos já detidos 10,75%, recebidos do Estado em acções da empresa através de um aumento de capital de 249 milhões de euros (50 milhões de contos).
João Salgueiro, em declarações ao «Diário Económico», justificou este reforço da posição pelo facto de se tratar de «um sector importante para o andamento da economia portuguesa», adiantando que na CGD «não há intenção de fazer qualquer alienação posterior».
A Galp manifestou-se surpresa pelo reforço da posição da CGD, afirmando o seu porta-voz «apenas ter conhecimento da tomada de 2,75% concretizada na semana passada, na sequência da troca de acções que o banco detinha na Transgás ».
«A CGD aumentou o capital de 1,75 mil milhões de euros (350 milhões de contos) para dois mil milhões de euros ( 400 milhões de contos) para reforçar a solvabilidade, em face ao acelerado aumento do crédito», afirmou o presidente da CGD.
Recorde-se que a CGD tinha já aumentado os capitais próprios, em Setembro deste ano, em 399 milhões de euros (80 milhões de contos), com a emissão de dívida subordinada a dez anos, após o qual o rácio de solvabilidade ficou nos 10,5%.