Notícia
CEO da Peloton demite-se. Empresa vai despedir 400 trabalhadores
Barry McCarthy deixa o cargo que ocupa há dois anos, depois de a administração da fabricante de equipamentos fitness conectados anunciar uma reestruturação, que visa reduzir as despesas anuais em 200 milhões de dólares.
O CEO do "unicórnio do fitness" está de saída. Barry McCarthy, diretor-executivo da Peloton, fabricante de equipamentos fitness conectados que fez sucesso durante a pandemia, deixa o cargo que assumiu há dois anos, após o conselho de administração anunciar a reestruturação do negócio, que vai levar à demissão de 400 trabalhadores - cerca de 15% da força laboral.
Segundo avança a Bloomberg, o "board" já começou a busca por um substituto e, até novos nomes, a presidente do conselho, Karen Boone, e o diretor, Chris Bruzzo, atuarão como co-CEOs.
Para salvar a empresa de uma nova queda nas receitas, os planos passam por reduzir as despesas anuais em 200 milhões de dólares (187 milhões de euros). "O objetivo das reduções passa por alinhar a nossa estrutura de custos com o tamanho atual dos negócios e posicionar a Peloton para gerar 'free cash flow' positivo sustentado e significativo", explicou a empresa em comunicado.
Com sede em Nova Iorque, a Peloton alavancou as suas vendas durante os primeiros meses da pandemia, quando o confinamento fez com que os consumidores lutassem pelas bicicletas estáticas, que incluem aulas de fitness num ecrã inserido no equipamento. Mas, desde então que as vendas do equipamento têm estagnado.
Barry McCarthy, "veterano" que já tinha no currículo passagens pela Netflix e pelo Spotify, entrou no negócio em fevereiro de 2022 para o reformular: desde demissões a mudanças na gestão e terceriarização de funções empresariais. No entanto, o executivo admitiu dificuldades em continuar a escalada do negócio, alertando em fevereiro que a receita da Peloton poderia só ver aumentos no quarto trimestre do ano.
Sentida a contração, a empresa reviu em baixa a sua expectativa de receitas para este ano fiscal: vendas até aos 2,7 mil milhões de dólares e até 2,98 milhões de assinantes de fitness "conectados" - valor abaixo da previsão anterior de três milhões.
A nova previsão reflete a "perspectiva atualizada para vendas de hardware da Peloton com base nas tendências atuais da procura e nas expectativas de procura sazonalmente mais baixa", justificou a empresa.
Antes de renunciar ao cargo de CEO e passar a conselheiro estratégico da empresa até ao final do ano, McCarthy firmou esta semana uma última parceria com a Hyatt Hotels Corp., que vai integrar as bicicletas da marca nos seus hotéis na tentativa de subir as vendas.