Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara do Comércio apresenta "Ideias para Portugal"

O estudo com "Ideias para Portugal" contou com a participação de várias personalidades próximas do PS e do PSD, entre as quais Óscar Gaspar, Mário Centeno, Luís Pais Antunes e Sofia Galvão.

Carlos Manuel Martins
Negócios 28 de Maio de 2015 às 09:28
  • ...

Chama-se "Ideias para Portugal", foi encomendado pela Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa (CCI) a um conjunto alargado de juristas e economistas, e lá se encontram caminhos possíveis para reformar o País, em áreas como a Segurança Social, a Saúde e a competitividade.

 

As reflexões na área da Segurança Social e mercado de trabalho foram coordenadas por Luís Pais Antunes, advogado e antigo secretário de Estado do PSD/CDS; na saúde, os trabalhos foram conduzidos por Pedro Madeira Rodrigues, da CCI, e na saúde, a liderança coube a Guilherme Magalhães, da José de Mello Saúde. Entre os "pensadores" constam ainda nomes como Mário Centeno, que coordenou o cenário macro-económico para o PS, Óscar Gaspar, Jorge Bravo, Sofia Galvão, Henrique Gomes e Pitta e Cunha.

 

Na área da Segurança Social, escreve o Diário Económico, os peritos apontam quatro soluções possíveis para garantir a sua sustentabilidade: cortar pensões em pagamento, aumento da idade da reforma, reforço das fontes de financiamento ou alargamento da base contributiva. É defendido o fim dos regimes especiais (há corporações que têm condições de aposentação mais favoráveis que a generalidade), a criação de contas individuais (cada trabalhador desconta exclusivamente para as suas eventualidades) e a harmonização das taxas contributivas (há muitos sectores que não pagam a taxa social única completa).

 

Na competitividade empresarial é destacada a necessidade de reduzir "os exagerados impostos sobre o trabalho".

 

Na saúde, é proposta a separação das funções de financiamento da saúde das prestação de cuidados, com o objectivo de permitir que haja mais contratualização de serviços com o sector privado, descreve o jornal.

Ver comentários
Saber mais Estudo PS PSD indústria saúde competitividade Segurança Social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio