Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas aprova fusão que cria maior operadora móvel britânica

As autoridades europeias da concorrência aprovaram hoje a fusão entre a Orange UK e a T-Mobile UK, dois gigantes das telecomunicações do Reino Unido, dando luz verde à criação da maior operadora de comunicações móveis do país.

01 de Março de 2010 às 17:17
  • ...
As autoridades europeias da concorrência aprovaram hoje a fusão entre a Orange UK e a T-Mobile UK, dois gigantes das telecomunicações do Reino Unido, dando luz verde à criação da maior operadora de comunicações móveis do país.

A Comissão Europeia (CE) aprova a fusão desde que a Orange (detida pela France Telecom) e a T-Mobile (detida pela Deutsche Telekom) aceitem corrigir um "acordo existente de partilha de rede com a Hutchison 3G UK (3UK), para assegurar que continuam a existir suficientes concorrentes no mercado".

A Comissão começou recear que a 3UK - detida pelo grupo Hutchison Whampoa, de Hong Kong - não consiga sobreviver à fusão entre os dois concorrentes. "Com a fusão (...) passa a existir apenas quatro intervenientes no mercado no Reino Unido, daí a preocupação com a situação da 3UK", mas "os compromissos assumidos pelas partes servem como remédio para as preocupações no que toca à concorrência", acrescenta o comunicado.

A Orange e a T-Mobile vão ter também de vender um quarto do espectro radiofónico combinado da nova entidade, cujo tráfego navega na banda de 1800 MHz, uma das três frequências usadas nas comunicações móveis no Reino Unido.

"Alegra-me que tenhamos resolvido esta questão da concorrência rapidamente e em estreita cooperação com o Estado membro em causa", disse em comunicado o Comissário Europeu da Concorrência, o espanhol Joaquín Almunia.

A Deutsche Telekom e a France Telecom anunciaram em Setembro passado os planos para a fusão das duas operadoras britânicas, para lutar contra a rival Vodafone no mercado britânico, o segundo maior da Europa. A empresa que resultar da fusão terá 28,4 milhões de clientes e uma quota de mercado de 37%, disseram em Setembro a Deutsche Telekom e a France Telecom.

Os actuais líderes no mercado britânico são a 02, detida pela espanhola Telefónica - com 27,7% do mercado - e a Vodafone, com 24,7%.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio