Notícia
Brisa entra em projecto de auto-estrada na Polónia
O Transport Infrastructure Investment Company (TIIC), um veículo de investimento criado por inicitiva da Brisa, Millenium bcp e Compagnie Benjamin de Rothschild, concluiu a sua entrada num troço do projecto da A1, uma auto-estrada da Polónia que atravessa o país.
O Transport Infrastructure Investment Company (TIIC), um veículo de investimento criado por inicitiva da Brisa, Millenium bcp e Compagnie Benjamin de Rothschild, concluiu a sua entrada num troço do projecto da A1, uma auto-estrada da Polónia que atravessa o país.
O negócio traduz-se num acordo de "joint venture", através do qual o TIIC passa a controlar 25,31% da GTC, a concessionária daquela auto-estrada.
Os restantes accionistas da concessionária são a construtora sueca Skanska, a britânica John Laing e o operador sul-africano Intertoll.
A secção norte da A1 é uma concessão a 35 anos de uma auto-estrada com portagem, que inclui projecto, construção, financiamento e operação de 152 quilómetros, entre as cidades de Gdansk e Torun.
Uma das secções está já em operação, enquanto a segunda mestá em fase de construção, prevendo-se a sua abertura em 2011.
Manuel Cary, presidente executivo do TIIC, lembrou que a Polónia é um mercado prioritário para o veículo de investimento criado em 2008 e que a entrada nesta concessão rodoviária “tem potencial de gerar novas oportunidades no país”.
Além da Polónia, também a República Checa, Eslováquia e Eslovénia são países onde o TIIC tem analisado oportunidades no Leste europeu, o mesmo acontecendo com mercados como Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia.
Depois de um primeiro “closing” de 140 milhões de euros, o TIIC está nesta fase a preparar um segundo “closing”, ajustado para 200 milhões de euros.
Este fundo foi criado para investir apenas em infra-estruturas de transporte, em mercados como a União Europeia, América do Norte e Brasil, México e Chile.
Os primeiros investimentos foram concretizados em 2009, nas concessões rodoviárias portuguesas do Baixo Tejo e do Litoral Oeste, na aquisição da Emparque. A entrada no projecto A1 na Polónia é o seu quarto investimento.
Nestes projectos o TIIC tem comprometidos 80 milhões de euros.
Manuel Cary espera em 2010 poder concretizar mais quatro ou cinco investimentos, um dos quais no Brasil
O negócio traduz-se num acordo de "joint venture", através do qual o TIIC passa a controlar 25,31% da GTC, a concessionária daquela auto-estrada.
A secção norte da A1 é uma concessão a 35 anos de uma auto-estrada com portagem, que inclui projecto, construção, financiamento e operação de 152 quilómetros, entre as cidades de Gdansk e Torun.
Uma das secções está já em operação, enquanto a segunda mestá em fase de construção, prevendo-se a sua abertura em 2011.
Manuel Cary, presidente executivo do TIIC, lembrou que a Polónia é um mercado prioritário para o veículo de investimento criado em 2008 e que a entrada nesta concessão rodoviária “tem potencial de gerar novas oportunidades no país”.
Além da Polónia, também a República Checa, Eslováquia e Eslovénia são países onde o TIIC tem analisado oportunidades no Leste europeu, o mesmo acontecendo com mercados como Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia.
Depois de um primeiro “closing” de 140 milhões de euros, o TIIC está nesta fase a preparar um segundo “closing”, ajustado para 200 milhões de euros.
Este fundo foi criado para investir apenas em infra-estruturas de transporte, em mercados como a União Europeia, América do Norte e Brasil, México e Chile.
Os primeiros investimentos foram concretizados em 2009, nas concessões rodoviárias portuguesas do Baixo Tejo e do Litoral Oeste, na aquisição da Emparque. A entrada no projecto A1 na Polónia é o seu quarto investimento.
Nestes projectos o TIIC tem comprometidos 80 milhões de euros.
Manuel Cary espera em 2010 poder concretizar mais quatro ou cinco investimentos, um dos quais no Brasil