Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brico Depôt vai sair de Portugal. Tem lojas em Loures, Rio de Mouro e Gaia

A dona da Brico Depôt vai sair de Portugal, onde tem três lojas e mais de 200 funcionários. De acordo com a empresa, esta saída deverá concretizar-se no próximo ano. A Kingfisher também decidiu sair de Espanha e da Rússia, depois de ter apresentado vendas fracas no trimestre, devido sobretudo ao mercado francês.

Bloomberg
21 de Novembro de 2018 às 11:20
  • ...

A britânica Kingfisher, a segunda maior retalhista de artigos de bricolage da Europa e a dona das lojas Brico Depôt, vai sair de Portugal, onde tem três lojas e mais de 200 funcionários. De acordo com a empresa, esta saída deverá acontecer no próximo ano. Além do território nacional, a empresa também decidiu sair de Espanha e da Rússia, isto depois de ter revelado vendas trimestrais fracas no mercado francês.

"Apenas anunciámos os nossos planos, por isso é difícil ser preciso", afirmou fonte oficial da Kingfisher ao Negócios, referindo, contudo, que a saída de Portugal "deverá acontecer no próximo ano". De acordo com o The Guardian, as lojas deverão continuar a funcionar enquanto o grupo procura um comprador.

 

A decisão de abandonar o mercado português (onde entrou em 2014), Espanha e Rússia é tomada depois de as vendas comparáveis do grupo terem caído 1,3% no trimestre terminado a 31 de Outubro, o que reflectiu o desempenho negativo da Castorama France, que registou uma queda das vendas de 7,3% - os analistas estimavam uma descida de cerca de 3%.

"Estamos determinados em cumprir o plano e a construir um negócio forte no longo prazo. Perante este compromisso, tomámos a decisão de sair da Rússia, Espanha e Portugal", afirmou Véronique Laury, CEO do grupo, citada pela Bloomberg.

 

"Isto vai permitir que apliquemos uma estratégia mais focada e eficiente nos nossos mercados principais", referiu ainda a responsável. 

 

A Rússia e a Península Ibérica representam cerca de 7% das vendas totais da Kingfisher, com 20 e 31 lojas, respectivamente. Destas, três são em Portugal, nomeadamente Loures, Rio de Mouro e Vila Nova de Gaia, as quais empregam 226 funcionários, de acordo com fonte oficial da empresa. 

As acções da retalhista estão a cair 2,3% na sessão desta quarta-feira, 21 de Novembro, com os analistas consultados pela Bloomberg a preverem uma queda de 5% das previsões para o lucro antes de impostos referente ao total do ano. Antes desta decisão, estimavam lucros de 741 milhões de libras.  

(Notícia actualizada às 17:43 com mais informação)

 

Ver comentários
Saber mais Brico Depôt Kingfisher empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio