Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI inviabiliza alteração de estatutos do BCP

Ao votar contra a alteração de estatutos, o BPI estará também a inviabilizar aquela proposta. Isto porque além do grupo de Fernando Ulrich, que tem 8,52% do BCP, também a Teixeira Duarte (10%) e a Eureko (9,96%) estarão contra aquela mudança, que necessit

  • ...

Ao votar contra a alteração de estatutos, o BPI estará também a inviabilizar aquela proposta. Isto porque além do grupo de Fernando Ulrich, que tem 8,52% do BCP, também a Teixeira Duarte (10%) e a Eureko (9,96%) estarão contra aquela mudança, que necessita do apoio de uma maioria de dois terços dos votos para ser aprovada.

Com os votos contra destes três investidores, a alteração estatutária deverá merecer a oposição de 28,48% do capital do BCP, percentagem que garante uma minoria de bloqueio.

Se na assembleia geral de 6 Agosto estiver presente 85% do capital do banco, aqueles votos deverão ser mais do que suficientes para impedir que se consiga reunir 66,66% dos votos a favor da alteração de estatutos.

Restará então aos apoiantes de Paulo Teixeira Pinto tentarem reunir uma maioria simples dos votos para conseguir fazer alterações na administração e no conselho geral e de supervisão.

Todas as propostas que vão à AG de 6 de Agosto, à excepção da primeira, necessita dos votos de uma maioria simples para a sua aprovação.

Na conferência de apresentação dos resultados semestrais, Fernando Ulrich reconhece que, na próxima reunião de accionistas do BCP, "uma minoria de bloqueio será fácil de alcançar. Quanto à maioria simples, não estou certo".

Na mesma ocasião, Fernando Ulrich reconhece ainda que nas últimas semanas o banco foi contactado por membros do conselho de administração do BCP e por alguns dos accionistas do banco. As abordagens foram feitas com Ulrich directamente e com outros dos administradores do BPI.

"Parece-me até um acto de responsabilidade falar connosco", comentou Ulrich, sem desvendar se os contactos foram feitos pela facção que apoia Jardim Gonçalves ou pela facção que está do lado de Paulo Teixeira Pinto.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio