Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI aguarda detalhes da OPA da LP Brothers sobre a Media Capital

Os investidores devem esperar por mais pormenores acerca da Oferta Pública de Aquisição (OPA) que a LP Brothers ontem anunciou ter intenção de lançar sobre a Media Capital, considera o BPI dizendo que é necessário perceber se a empresa em questão quer con

30 de Agosto de 2005 às 10:48
  • ...

Os investidores devem esperar por mais pormenores acerca da Oferta Pública de Aquisição (OPA) que a LP Brothers ontem anunciou ter intenção de lançar sobre a Media Capital, considera o BPI dizendo que é necessário perceber se a empresa em questão quer controlar a dona da TVI, ou se está a apenas a tentar que a Prisa e a RTL tomem uma atitude.

A Media Capital subiu ontem mais de 7% depois da LP – Brothers, em comunicado, ter manifestado a intenção de avançar com uma OPA sobre a dona da TVI e, segundo vários meios da comunicação social, de ir apresentar, até às 12h horas locais de hoje, uma oferta preliminar de OPA, à CMVM, sobre a empresa de media nacional.

A empresa presidida por Pais do Amaral reagiu  afirmando que não tinha conhecimento dessa intenção e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) afirmou, pelo mesmo meio, que está a «investigar a origem e a credibilidade do comunicado» da capital de risco espanhola.

«O melhor será esperarmos pelas condições desta eventual oferta (preço e sucesso da operação) antes de avaliar se a LP Brothers pretende realmente tentar e assumir o controlo da Media Capital ou se está apensa a tentar ‘forçar’ a Prisa ou a RTL a avançarem», explica o analista Tiago Veiga Anjos no Iberian Daily do BPI que tem uma recomendação de «hold» e um preço-alvo de 6,75 euros para as acções da Media Capital.

Este ano, as acções da Media Capital estão a acumular uma valorização superior a 30%, suportadas pela possibilidade da empresa vir a ser alvo de uma oferta pública de compra por parte da RTL ou da Prisa e pela liderança nas audiências por parte da TVI, que representa cerca de 85% do grupo Media Capital.

A 4 de Outubro de 2004, o grupo alemão Bertelsmann, através da sua unidade RTL, anunciou a aquisição de uma posição estratégica de 11,6% no capital social da dona da TVI.

Este pacote de acções foi vendido ao Grupo RTL pela Hicks Muse Tate & Furst. Há duas semanas, em comunicado enviado à CMVM, a Media Capital disse que a sociedade de investimento Ixis vendeu 2,41% do capital da empresa nacional à Nexgen por 13,87 milhões de euros, que por sua vez a alienou a participação à RTL.

A 23 de Agosto, num comunicado difundido pela empresa do Grupo Bertelsmann, a empresa alemã afirma que a sua posição de 11,6% passou para os 16,1%. Em declarações à Bloomberg, o porta-voz da RTL afirmou que a empresa tem mantido conversações com a Prisa sobre a Media Capital.

Os espanhóis da Prisa, em Julho, anunciaram um acordo com os accionistas de referência da Media Capital, tendo os espanhóis a opção de controlar 45% a 46,32% do capital da dona da TVI.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio