Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa do Canadá afunda mais de 20% desde máximos de Junho

A bolsa do Canadá aguentou, mas não resistiu. Foi a última praça financeira dos países desenvolvidos a entrar em "mercado urso". A forte correcção dos preços das matérias-primas, despoletada pela crise a que se assiste nos mercados financeiros, ditaram uma queda de mais de 20% do "benchmark" nacional.

18 de Setembro de 2008 às 12:18
  • ...
A bolsa do Canadá aguentou, mas não resistiu. Foi a última praça financeira dos países desenvolvidos a entrar em “mercado urso”. A forte correcção do preços das matérias-primas, despoletada pela crise a que se assiste nos mercados financeiros, ditaram uma queda de mais de 20% do “benchmark” nacional.

O índice Standard & Poor’s/TSX do Canadá, um dos países que integra o Grupo dos 7 mais ricos do mundo, recuou, ontem, 2,9%, aumentando para 21% a quebra acumulada desde os últimos máximos, há três meses. Os títulos do sector energético, metalúrgico e químico, que têm um peso substancial no “benchmark”, lideraram as descidas na sessão.

A forte correcção dos preços das matérias-primas, no últimos meses, foi determinante para que o mercado de capitais do Canadá registasse esta evolução negativa. O índice Reuters/Jefferies CRB, que agrega 19 “commodities”, perdeu 15% só em Julho e Agosto. O petróleo já cedeu mais de 34% desde os recorde do início de Julho.

Apesar da queda de mais de 20% da bolsa do Canadá face aos últimos picos, que designa a entrada num ciclo negativo de mercado, denominado de “mercado urso”, o S&P/TSX consegue um dos melhores desempenhos entre os mercados de países desenvolvidos, registando uma descida de 14% em 2008.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio