Notícia
Boeing abre representação em Luanda para apoiar renovação de frota da TAAG
A construtora norte-americana de aviões Boeing abriu uma representação em Luanda para apoiar a companhia aérea angolana TAAG ao nível da assistência técnica e operacional na renovação da sua frota de aviões.
A construtora norte-americana de aviões Boeing abriu uma representação em Luanda para apoiar a companhia aérea angolana TAAG ao nível da assistência técnica e operacional na renovação da sua frota de aviões.
A abertura desta representação, hoje divulgada na capital angolana, insere-se no acordo assinado em Outubro entre a TAAG e a Boeing, denominado «Working TogetherÈ», tendo em vista a preparação técnica do pessoal da companhia aérea angolana para operar com a nova frota de aviões, segundo a Lusa.
Nesse sentido, estão previstas acções de treino de pessoal, de assistência técnica e manutenção, mas também de apoio na área do marketing, com o objectivo de adaptar a TAAG à nova realidade do mercado de transportes aéreos.
A TAAG assinou com a construtora norte-americana um acordo para a aquisição de nove aviões, dos modelos 777-200, que serão utilizados nos voos de longo curso, e 737-700, que se destinam às rotas domésticas e regionais.
Os dois primeiros aparelhos, um de cada modelo, chegam a Luanda a 6 de Julho de 2006, diz a agência Lusa.
A renovação da frota da TAAG é financiada por um sindicato financeiro liderado pelos três maiores bancos privados angolanos, entre os quais dois com capitais portugueses.
A operação financeira envolve o Banco de Fomento Angola (BFA), do grupo português BPI, o Banco Espírito Santo Angola (BESA) e o Banco Africano de Investimentos (BAI), disponibilizando cada uma das instituições um crédito de 50 milhões de dólares.
A TAAG possui actualmente uma frota de sete aviões, que inclui dois Boeing 747-300 Combi para transporte de carga e passageiros, que asseguram as rotas de longo curso, e cinco Boeing 737-200, que fazem as ligações internas e os voos internacionais para os países vizinhos.
Com a aquisição dos novos Boeing 777, os dois 747-300 actualmente ao serviço da TAAG deverão ser convertidos para a versão de carga, o que permitirá à empresa aérea angolana passar a disponibilizar também serviços neste importante sector do mercado aéreo.
Na rede internacional, a TAAG assegura actualmente as ligações aéreas de Luanda para Joanesburgo, Lisboa, Sal, Windhoek, Ponta Negra, Brazzaville, Kinshasa, Paris, Rio de Janeiro, Harare e Londres.
Dentro de Angola, a companhia aérea tem ligações de Luanda para Menongue, Huambo, Malange, Lubango, Cabinda, Dundo, Ondjiva, Namibe e Mbanza Congo.