Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BiketoBook: reservar veículos de 2 rodas em qualquer local

Uma plataforma única que reúne todos os locais de aluguer e permite reservar de forma simples e rápida

Negócios 16 de Setembro de 2014 às 10:01
  • 2
  • ...

O que é e o que faz, onde e quando nasceu e pequeno resumo do lançamento

 

BiketoBook é o único site/WebApp de aluguer de veículos de 2 rodas que reúne veículos de várias empresas de aluguer e os permite alugar de forma simples e em tempo real.

 

Este projecto nasceu com base no aumento da procura de veículos de 2 rodas para alugar, (bicicletas, scooters e motos) especialmente no sector do turismo e de uma lacuna existente no mercado. Faltava uma plataforma que agregasse todos os locais de aluguer e que permitisse pesquisar, seleccionar e reservar de forma simples e rápida.

 

 

Principais indicadores financeiros da empresa e metas a atingir

 

 

a. Resultados

 

Com base numa pesquisa efectuada sobre o número de locais de aluguer de veículos de 2 rodas em Portugal, consideramos que é possível a BiketoBook conseguir uma taxa de captação de 11% do número de alugueres efectuados por ano em Portugal.

 

Uma taxa de captação de 11% no primeiro ano, no mercado nacional, permite acreditar que o crescimento do número de alugueres efectuados em Portugal através do BiketoBook poderá ser superior a 20%/ano.

 

As receitas com publicidade nos veículos e nos vouchers terão aspecto importante nos resultados da empresa.

 

 

b. Nº trabalhadores

 

A estrutura de custos acompanhará com o aumento do número de alugueres efectuados, relativamente aos Custos com Pessoal prevê-se a constituição de uma estrutura pequena que em ano cruzeiro contará com quatro trabalhadores, directores, administrativo e comercial que estarão afectos às várias áreas geográficas.

 

 

c. Estrutura accionista

 

Designação social: BTB, Bike Renting, Lda

Capital Social 5.000€

NIPC 513 148 680

A Sociedade tem 2 sócios que têm uma quota de 50% cada.

 

d. Avaliação

 

A confirmar-se os pressupostos definidos, o projecto apresenta um VAL muito superior a 1,5*Investimento nos 6 anos de análise, um dos critérios de aceitação que definimos.

Outros dos critérios definidos para avaliação do projecto é a Tesouraria ser positiva a partir do 2º ano, neste projecto a Tesouraria é sempre positiva.

 

Quanto ao Pay Back do projecto e TIR, que poderíamos considerar como critérios uma TIR>12% e um pay back

 

Assim, e porque o projecto cumpre com todos os critérios de avaliação, o nosso parecer é de aceitação.

 

 

e. Capital angariado

 

O capital social da empresa é da responsabilidade dos dois sócios.

 

 

f. Capital necessário

 

O potencial do projecto está relacionado com a capacidade de locais de aluguer em qualquer parte do mundo se registarem no BiketoBook e permitirem alugueres aos utilizadores.

O capital necessário tem como objectivo a divulgação da marca no exterior e antecipar a entrada noutros mercados, numa primeira fase o europeu. Este capital destina-se a campanhas de marketing e a antecipação com contratação de recursos humanos.

Com a entrada de capital para antecipar a entrada do BiketoBook no mercado externo, os resultados indicados na alínea a), que não contemplam entrada de capital necessário, teriam importante incremento.

 

 

g. Metas de resultados futuros

 

As metas para o projecto BiketoBook são simples: conquistar o mercado Português em 2015, crescer 20%/ano durante os anos seguintes, e entrar no mercado internacional em 2016.

 

 

Factores diferenciadores da empresa

  

Inovação e Tecnologia

BiketoBook é único na oferta de um serviço que integre todos os locais, permite a pesquisa por local, veiculo e disponibilidade com vários filtros e possibilidade de inserção de tags nos campos de pesquisa de local. É confirmada em tempo real a disponibilidade através de uma ferramenta da gestão de veículos fornecida aos parceiros de aluguer, é efectuada a reserva e o envio do voucher para o cliente. 

 

Expansível

BiketoBook permite integrar e reservar veículos de 2 rodas em qualquer local de aluguer ou nos sistemas de bike-sharing em qualquer parte do mundo! 

 

Exportações / Turismo

Os clientes principais serão turistas que farão a sua reserva online, obviamente residentes locais em convívios de grupo, passeios ou viagens pontuais serão também público-alvo. 

 

Preocupação com a Sustentabilidade

Tendo como foco a sustentabilidade ambiental e um modo de via saudável, BiketoBook contribuirá também para a redução de emissões e diminuição de tráfego através da agilização do aluguer dos veículos de 2 rodas. 

 

Dinamização e Regulação

Contribui para a dinamização e regulação de um sector em forte desenvolvimento a nível nacional e europeu, incentivando o uso das bicicletas e outros veículos de mobilidade suave.

 

 

Mercados onde está presente

 

O mercado potencial é o de aluguer de veículos de duas rodas existente actualmente, (países onde o habito de usarem veículos de duas rodas está fortemente impregnado e em locais turísticos).

2015 - Contratualizar com 90% dos locais de aluguer em Portugal

2016 e 2017 - Expansão para o restante mercado Europeu com maior enfoque nos Países onde o uso dos veículos de duas rodas é mais comum e a captação dos restantes mercados.

 

 

Objectivos para o futuro

 

O objectivo principal é divulgar a marca, quando alguém pensar em alugar um veículo, deverá pensar em BiketoBook.

 

Enquanto se prepara a campanha para esta divulgação em Março do próximo ano, esta fase será aproveitada para inserir os locais de aluguer em Portugal.

 

A campanha de marketing e os contractos com locais de aluguer deverão permitir, por um lado alugar os veículos e obter comissões sobre o aluguer e, por outro, o aumento de visibilidade e do número de veículos necessários para que se possa aproveitar o potencial de marketing existente no volume de veículos a rodar nas cidades.

 

Estando cada um destes procedimentos estabelecidos e estas metas alcançadas, (receitas de aluguer e de marketing nos veículos), os locais de aluguer nos restantes países estão à espera.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio