Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BESI desiludido com EBITDA "desapontante" da Martifer

Construções metálicas tiveram uma "concorrência feroz" e energia solar enfrentou uma redução do EBITDA e das suas margens. Recomendação mantém-se "neutral".

  • 1
  • ...
(Correcção: Foi o EBITDA que ficou 34% abaixo da estimativa do BESI e não o resultado líquido)

Os resultados da Martifer desiludiram as expectativas do Espírito Santo Investment Bank (BESI), com um EBITDA “desapontante” nos seus dois principais negócios.

A empresa de construção apresentou ontem os seus resultados relativamente ao primeiro trimestre, com um lucro de 400 mil euros, 85% abaixo dos 2,5 milhões conseguidos no período homólogo.

O EBITDA global desceu 50,2% para 6 milhões de euros e a unidade de “research” do BES considera que ambos os negócios penalizaram os resultados globais, com uma deterioração acima do previsto, precisamente, do EBITDA. O número alcançado entre Janeiro e Março de 2011 ficou 34% inferior à estimativa do BESI.

No caso do sector das construções metálicas, a “feroz concorrência” que a empresa enfrenta, devido a uma menor procura, alia-se à “maior agressividade” do plano comercial. “Tempos difíceis para as construções metálicas”, intitula a casa de investimento.

Relativamente ao negócio de sistemas de energia solar, a perspectiva é ligeiramente melhor: “Solar à espera de um melhor futuro”. Ainda assim, o EBITDA foi “desapontante”.

A empresa liderada por Jorge Martins (na foto) enfrenta factores de risco que passam por um pior cenário tanto nas vendas como nas margens de EBITDA dos seus negócios, pela sua vontade de alienar activos de forma a reduzir a dívida (“pode levar a empresa a vender abaixo do preço justo”) e ainda por um aumento das taxas de juro, “dada a sua posição de elevado endividamento”.

O “target” do BESI para a Martifer foi revisto alguns dias antes da divulgação dos resultados. A razão foi a perspectiva negativa para os principais negócios. Está nos 1,30 euros, quando no fecho de hoje a empresa cotava 1,33 euros, o que resulta num potencial de desvalorização de 2%. A recomendação continua a ser “neutral”.

Ver comentários
Saber mais Martifer BESI EBITDA resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio