Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES sobe quase 7% e lidera ganhos semanais da bolsa nacional

A bolsa nacional registou em ganho semanal de 2,24%. O banco liderado por Ricardo Salgado foi o que mais subiu, ao valorizar 6,94% na semana que apresentou os resultados referentes a 2010.

04 de Fevereiro de 2011 às 18:55
  • 5
  • ...
O PSI-20 fechou a semana nos 7.921,81 pontos, após uma valorização de 2,24%. A bolsa nacional ganha 4,33% desde o início do ano.

Dos 20 títulos do PSI-20, 16 encerraram com ganhos semanais mas o principal destaque foi o BES com uma valorização de 6,94%. O banco fechou a semana a valer 3,05 euros.

O BES anunciou na segunda-feira que os lucros de 2010 caíram 2,2% para os 510,5 milhões de euros. Apesar da queda, os resultados líquidos ficaram acima dos 504 estimados pelos analistas contactados pela Reuters.

Os títulos beneficiaram ainda da confirmação de que o banco vai pagar dividendos, ao contrário do que vão fazer o BCP e o BPI.

O BES vai pagar um dividendo de 12,6 cêntimos por acção, referente ao exercício do ano passado, uma remuneração que representa um corte de 10% face aos 14 cêntimos pagos no ano passado.

O BCP e o BPI, que também já apresentaram resultados anuais, valorizaram 1,87% e 3,01%, respectivamente.

A segunda cotada que mais valorizou foi a Zon Multimédia. A dona da TV Cabo subiu 4,80% e fechou nos 3,731 euros, depois de ter recebido várias notas de research positivas.

A Galp Energia subiu 2,50% e fechou a semana a valer 15,15 euros, numa semana marcada pela indefinição em relação à futura estrutura accionista da petrolífera.

Na quarta-feira, os angolanos da Sonangol afirmaram que estão disponíveis para comprarem a posição na Galp que a italiana Eni estava a negociar com os brasileiros da Petrobras.

Hoje, o banco de investimento JP Morgan actualizou o preço-alvo da Galp Energia de 16 euros para 17,5 euros no final de Dezembro e manteve a recomendação é de "overweight". A Galp Energia continua a ser uma das preferidas no sector das petrolíferas integradas.

A Portugal Telecom foi a terceira cotada do PSI-20 que mais valorizou esta semana. A operadora ganhou 3,46%, apesar do BBVA ter cortado a recomendação e o preço-alvo da empresa liderada por Zeinal Bava.

"O negócio com a Oi (que acabou de ser assinado) confere à PT um perfil mais atraente e tem um impacto positivo para as nossas estimativas", disse o banco de investimento. "No entanto, isso não é suficiente para compensar a esperada deterioração das condições do mercado interno", acrescentou a equipa do BBVA liderada pelo analista Ivon Leal.


Cimpor e Jerónimo Martins em queda

Em queda fecharam as acções da Cimpor e da Jerónimo Martins, que esta semana foram alvo de avaliações negativas.

A Cimpor registou uma queda semanal de 0,16%, numa semana em que a produção da empresa no Egipto foi afectada pelos protestos contra o regime de Mubarak.

Esta instabilidade levou o BPI a cortar o preço-alvo da cimenteira em 20 cêntimos para os 5,30 euros.

A Jerónimo Martins fechou a semana a valer 11,005 euros, após uma queda de 0,23%. O Espírito Santo Investment Bank (ESIB) baixou o preço-alvo da retalhista em 40 cêntimos para ajustar o pagamento antecipado do dividendo de 21 cêntimos por acção.

Ver comentários
Saber mais bolsa nacional Euronext PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio