Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES investe em Marrocos

O Banco Espírito Santo (BES) vai adquirir 3% do Banque Marocain du Commerce Extérieur (BMCE), assumindo este 0,8% do capital do BES.

02 de Março de 2000 às 09:17
  • ...
O Banco Espírito Santo (BES) vai adquirir 3% do Banque Marocain du Commerce Extérieur (BMCE), assumindo este 0,8% do capital do BES. À «Reuters», Otham Benelloun, presidente da instituição financeira marroquina, declarou que o negócio deverá ser aprovado em reunião de administração no próximo dia 23.

Recorde-se que o BMCE é uma das entidades que faz parte do consórcio Medi Telecom que explora a licença para operar na rede móvel marroquina em conjunto com a Portugal Telecom e Telefónica. O investimento do BMCE deverá atingir os 25 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de euros ou 5 milhões de contos), numa iniciativa de internacionalização deste banco.

O investimento conjunto do BES e BMCE revela uma aproximação a que não é alheio o facto de ambos possuirem culturas empresariais semelhantes, com um controlo familiar dos grupos. Além do mesmo «core business», as instituições diversificaram os seus negócios para o turismo no caso do BES e para a indústria e comércio por parte do BMCE. Ambos têm ou tiveram em comum, interesses na aviação comercial, tanto na Regional Airlines do grupo marroquino e da Portugália no caso português.

Será também de esperar a entrada do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) em Marrocos, tanto no mercado monetário, como no «trade finance» e «project finance».

O BES encerrou ontem a 26,60 euros (5.332 escudos), recuando 1,37%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio