Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Berado compra 33% da Sogrape e avança para a bolsa

A Metalgest, de Joe Berado, adquiriu uma posição de 33% no capital da Sogrape. O preço valoriza o grupo português de vinhos em cerca de 240 milhões de euros. O empresário de origem madeirense quer agora cotar as suas participações vitivinícolas no mercado

17 de Julho de 2006 às 10:48
  • ...

A Metalgest, de Joe Berardo, adquiriu uma posição de 33% no capital da Sogrape. O preço valoriza o grupo português de vinhos em cerca de 240 milhões de euros. O empresário de origem madeirense quer agora cotar as suas participações vitivinícolas no mercado de capitais.

De acordo com a notícia deste fim-de-semana do jornal "Expresso", que confirma a informação avançada na passada sexta-feira pelo "Jornal de Notícias", a participação agora adquirida pela Metalgest pertencia à família Carmo, uma das três que partilhavam o capital da "holding" no topo do grupo vitivinícola, a par da família Guedes, que detêm 51% e da família Silva.

Berardo, de acordo com o semanário, fez questão de sublinhar que a tomada de posição não é hostil, quando a comunicou na quarta-feira passada a salvador Guedes, CEO e neto do fundador da Sogrape.

Dispersão em bolsa

O jornal avança ainda que após a entrada no capital da Sogrape e a "provável compra de uma empresa argentina de grande dimensão detida por um fundo de investimento", Joe Berardo reorganizará o seu universo de participações no sector vitivinícola "com a constituição de uma ‘holding’ sectorial que entrará na bolsa dentro de um ano". A intenção é dispersas até 49%, começando com um lote inicial de 25%.

Berado detém já 86% da Bacalhoa Vinhos, controla a canadiana Coolio Wines e possui 50% da quinta do Carmo. Pelas contas avançada pelo empresário "se a Sogrape estivesse cotada a sua capitalização bolsista seria de 500 milhões de euros".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio