Notícia
BCP encaixará 4,5 milhões com dividendos do Sabadell
O Banco Comercial Português (BCP) vai encaixar 4,5 milhões de euros, com a distribuição de dividendos anunciada, esta tarde, pelo Banco Sabadell.
O Sabadell comunica ainda que vai realizar dois aumentos de capital para comprar o Banco Atlántico. O primeiro reservado aos accionistas de 552,337 milhões de euros. Caso o BCP, apoie este reforço de capital terá que investir 47 milhões de euros.
A instituição nacional ainda não se pronunciou sobre esta operação. Este valor é sensivelmente metade do previsto, quando o banco anunciou a intenção de realizar um aumento de capital de valor superior para comprar o banco Atlántico.
O Banco Sabadell vai realizar uma assembleia geral extraordinária para 29 de Janeiro, para deliberar sobre estas ampliações de capital.
A segunda ampliação de capital será reservada a investidores institucionais de 46 milhões de novas acções a 0,50 euros de valor nominal.
O tipo de emissão será «determinada pelo conselho de administração, superando, em qualquer caso, o valor patrimonial líquido da acção», detalha o comunicado.
O banco prevê ainda uma operação de «gree shoe» de mais cinco milhões de acções, cujo encaixe reverterá a favor das instituições financeiras que colocarem o referido aumento de capital.
As acções do BCP [BCP] encerraram nos 1,75 euros, a subir 0,57%.