Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP dá crédito aos clientes para comprarem acções da REN

O BCP vai dar aos seus clientes um crédito para a compra de acções da REN, atribuindo um financiamento de até 70% do valor da compra. Para o público em geral, a taxa cobrada será a euribor a 6 meses, mais um “spread” de 2%. O banco, um dos colocadores da

26 de Junho de 2007 às 10:47
  • ...

O BCP vai dar aos seus clientes um crédito para a compra de acções da REN, atribuindo um financiamento de até 70% do valor da compra. Para o público em geral, a taxa cobrada será a euribor a 6 meses, mais um "spread" de 2%. O banco, um dos colocadores da OPV, exige a devolução do dinheiro num prazo de 36 meses.

A oferta pública de venda (OPV) das acções da Rede Energéticas Nacionais (REN) arrancou ontem e prolonga-se até ao dia 6 de Julho.

O BCP, um dos bancos colocadores da oferta, abriu uma linha de crédito, com vista a financiar parcialmente a compra de acções.

O banco diz que garante um financiamento de 70% do valor das acções atribuídas, "sujeito a análise casuística do banco".

Em todas as tranches, os investidores poderão pedir um empréstimo mínimo de 1.000 euros e um montante máximo de 100 mil euros.

"O montante do financiamento corresponde ao valor das acções atribuídas, acrescido das despesas de transacção, mais o imposto do selo de abertura de crédito", alerta o BCP.

O prazo do empréstimo é de 36 meses, com um período de 6 meses de carência de capital e juros, com prestações mensais (capital mais os juros) após o período de carência.

Para as três tranches, a taxa de juro aplicada será a euribor a 6 meses, sendo que os trabalhadores pagam um "spread" de 1%; os pequenos subscritores de 1,5% e o público em geral de 2%.

"O pagamento dos juros relativos ao período de carência será efectuado no fim do mesmo. O reembolso antecipado é permitido em qualquer momento, sem penalização. A venda, total ou parcial, das acções durante o empréstimo é possível sendo o produto da venda das acções utilizado obrigatoriamente para amortizar o capital em dívida", explica o banco na sua página de Internet.

Ordens na Internet mais baratas

De acordo com o banco, as ordens dadas através da Internet "têm uma redução de 50% do preçário": 0,125% para montantes inferiores a 10.000 euros e 0,075% para montantes iguais ou superiores a 10.000 euros.

A comissão mínima é de 6 euros, valor ao qual se acresce uma comissão de negociação Euronext/Clearnet de 3 euros e o imposto selo a uma taxa de 4%.

Razões para investir na REN

Segundo o BCP, uma das vantagens de participar na operação, é tornar-se accionista da REN logo na sua oferta pública inicial, destacando ainda o desconto de 5% sobre o preço base da OPV nas tranches para "trabalhadores da REN" e "pequenos subscritores e emigrantes".

O banco aventa outras cinco razões fundamentais para justificar o investimento:

- Tem um significativo potencial de crescimento já que vai investir em infra-estruturas 1,7 mil milhões de euros nos próximos 6 anos para que a electricidade e o gás natural continuem a chegar aos portugueses com qualidade e segurança;

- Tem a concessão do transporte de electricidade por 50 anos e do gás natural por 40 anos;

- Tem um negócio estável, cujas regras estão claramente fixadas;

- É uma das empresas da Europa que junta o transporte de electricidade e de gás natural, o que a torna mais eficiente e apetecível;

- Tem um historial de forte geração de resultados;

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio