Notícia
Banif transforma-se em SGPS; cria novas subsidiárias
O Banif convocou hoje uma assembleia geral de accionistas para deliberar diversos processos de reestruturação das suas participações, que prevê a transformação numa SGPS e a criação de novas sociedades.
Entre a ordem de trabalhos, com 12 pontos, consta a alteração do actual objecto social do Banif - Banco Internacional do Funchal para, exclusivamente, «a gestão de participações sociais noutras sociedades», bem como a alteração da denominação social da sociedade para Banif - SGPS.
No âmbito desta nova estratégia, serão criadas novas sociedades, entre as quais a Banif Comercial SGPS, a Banif Seguros SGPS e uma nova Banif - Banco Internacional do Funchal.
O Banif vai subscrever acções destas novas sociedades com entradas em espécie de posições detidas em companhias da área de negócio de cada subsidiária.
As participações do Banif serão alvo de uma reestruturação, com o aquisição pelo Banif - Banco Internacional do Funchal de 52,31% da Companhia de Seguros Açoreana detidos pelo Banif Investimentos.
O Banif - Banco Internacional do Funchal vai ainda adquirir os 100% da Mundileasing e os 100% da Banif Imobiliária detidos pela Banif Investimentos.
O Banif vai ainda propor aos seus accionistas alienação de 100% da Banif Financial Services à Banif Investimentos e de 90% da Banif Açores SGPS.
Banif Comercial aumenta capitalUma das novas sociedades a constituir, irá realizar um aumento de capital, a subscrever integralmente através de entradas em espécie correspondentes às participações detidas na nova Banif - Banco Internacional do Funchal.
A Banif Comercial será constituída com entradas em espécie do Banco Comercial dos Açores, Mundileasing, Mundicre e do Banco Banif Primus.
A Banif Comercial será constituída com as posições detidas na Companhia de Seguros Açoreana.
Por sua vez a nova Banif - Banco Internacional do Funchal será constituída através de entradas em espécie consubstanciadas no conjunto de activos e passivos afectos ao ramo de actividade bancária actualmente exercida pela Banif - Banco Internacional do Funchal (antiga)», refere um comunicado do Banif.
O Banif fechou inalterado nos 5,29 euros (1.080 escudos).