Notícia
Banif quer atingir a maioria do capital do espanhol Bankpime
O Banif quer controlar o espanhol Bankpime, sendo que para isso pretende elevar a sua actual posição de 27,5% e atingir a maioria do capital. Segundo o jornal "Cinco Dias", que cita o presidente executivo Miquel Navas, o banco liderado por Horácio Roque q
O Banif quer controlar o espanhol Bankpime, sendo que para isso pretende elevar a sua actual posição de 27,5% e atingir a maioria do capital. Segundo o jornal "Cinco Dias", que cita o presidente executivo Miquel Navas, o banco liderado por Horácio Roque quer chegar aos 50% do capital do congénere espanhol, mas "sem grandes pressas".
Navas destacou ainda o interesse do Banif em crescer em Espanha, onde já conta com 33% do capital da Banca Pueyo. O mesmo responsável frisou ainda que a operação para atingir a maioria no Bankpime poderia passar por um aumento de capital subscrito pelos sócios actuais ou então por uma oferta a alguns dos accionistas. O responsável referia-se a cerca de 20% do capital do banco que se mantém na posse de 4500 accionistas minoritários. O resto do capital está nas mãos da Agrupació Mutua (25%), Barcelonesa de Inversiones Mobiliárias (17,3%) e a sociedade controlada por José Castro e um grupo de famílias fundadoras (5,6%).
O Bankpime registou lucros de 4,67 milhões em 2007 e conta com 22 agências e 30 anos de actividade.