Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancaja e Caja Castilla La Mancha entram no negócio bancário português

Duas novas caixas de poupança espanholas estão a iniciar actividade em Portugal. A Bancaja acaba de abrir uma sucursal em Lisboa, enquanto a Caja Castilla La Mancha prepara-se para entrar no mercado nacional no início do próximo ano, segundo noticiou onte

12 de Dezembro de 2006 às 08:52
  • ...

Duas novas caixas de poupança espanholas estão a iniciar actividade em Portugal. A Bancaja acaba de abrir uma sucursal em Lisboa, enquanto a Caja Castilla La Mancha prepara-se para entrar no mercado nacional no início do próximo ano, segundo noticiou ontem o diário espanhol La Gaceta de los Negocios.

Segundo o "Diário de Notícias", a Bancaja, ligada às regiões espanholas de Valência, Castellón e Alicante, pretende desenvolver a sua actividade junto das pequenas e médias empresas (PME) e apoiar os seus clientes espanhóis que têm negócio em Portugal. "Não vamos entrar na [área] de banca comercial", garantiu o seu representante em Lisboa, Joaquim Monclús, àquele jornal.

Por seu turno, a Caja Castilla La Mancha, que tem um acordo de cooperação com o Banco Espírito Santo para o project finance e possui 2,15% do Espírito Santo Financial Group, quer inaugurar a sua primeira agência em Portugal no início de 2007. A instituição estará a aguardar a autorização do Banco de Portugal, ainda que a entidade de supervisão não tenha confirmado o pedido de início de actividade.

O plano de negócios desta instituição para Portugal é mais ambicioso, uma vez que prevê ter uma rede de dez agências em território português até ao final de 2008, segundo adiantou o porta-voz da Caja Castilla La Mancha ao Gaceta.

Com estas duas novas operações passará a sete o número deste tipo de instituições a operar no mercado bancário português através de sucursais. Uma presença ainda assim marginal, tendo em conta que em Espanha as caixas de poupança, entidades de carácter mutualista muito ligadas aos governos autonómicos, controlam cerca de 50% do sistema financeiro espanhol.

Em termos de rede comercial, as cajas espanholas passarão a ter 38 pontos de venda em território nacional, assim que a Caja Castilla La Mancha conclua o seu plano de expansão. Com dez agências, esta passará a ser a caixa de poupança espanhola com a segunda maior presença directa em Portugal, a seguir à Caja Duero, que possui 15 balcões, maioritariamente concentrados no Norte do País. A Caixa Galicia tem sete agências, a CaixaNova tem três, enquanto a Caja Madrid e a Caja Badajoz possuem um balcão cada.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio