Notícia
Autoridades metropolitanas de transportes deixam de ser empresas
O projecto de revisão do estatuto e modelo das autoridades metropolitanas de transporte de Lisboa e Porto está praticamente concluído e será colocado a discussão pública com os operadores e juntas metropolitanas. Este processo, adiantou a secretária de Es
O projecto de revisão do estatuto e modelo das autoridades metropolitanas de transporte de Lisboa e Porto está praticamente concluído e será colocado a discussão pública com os operadores e juntas metropolitanas. Este processo, adiantou a secretária de Estado dos Transportes, deverá estar concluído no final do primeiro semestre.
Uma das principais alterações tem a ver com a estrutura orgânica e jurídicas das entidades que deixam de ser empresas (entidades públicas empresariais). Esta mudança, disse Ana Paula Vitorino aos jornalistas após audição na comissão parlamentar de Obras Públicas, permite transferir o risco comercial para os operadores, questão que não era assegurada pelo modelo anterior.
O Governo pretende também concluir no primeiro semestre o projecto de contratualização do serviço público de transportes urbanos e suburbanos de passageiros, a ser aplicado pelas autoridades, onde serão também definidas as formas de financiamento do sistema e a sua partilha pelo Estado, utilizadores e novos mecanismos de obtenção de receita.