Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoridade Concorrência aprova compra da RES pela Enersis

A Autoridade da Concorrência anunciou hoje ter autorizado a compra da totalidade do capital da Renewable Energy System (RES) e da maioria do capital social do parque eólico da Pampilhosa da Serra pela Enersis, empresa de energias renováveis do grupo de Pe

30 de Agosto de 2004 às 19:45
  • ...

A Autoridade da Concorrência anunciou hoje ter autorizado a compra da totalidade do capital da Renewable Energy System (RES) e da maioria do capital social do parque eólico da Pampilhosa da Serra pela Enersis, empresa de energias renováveis do grupo de Pedro Queiroz Pereira, noticiou hoje a Lusa.

Contactado pela agência noticiosa portuguesa, o administrador financeiro da empresa do grupo Semapa, Afonso Proença, preferiu não revelar o valor do negócio, mas adiantou que a RES vai desenvolver projectos em parceria, apesar de ser agora integralmente detida pela Enersis.

O principal projecto, que deverá estar concluído no final do Verão de 2005, é o do parque eólico de Pampilhosa da Serra, com uma capacidade de 96 megawatts.

Este projecto, que representa um investimento de perto de 120 milhões de euros, será concretizado em parceria «com uma instituição financeira», com a qual será assinado contrato «nos próximos dias», adiantou Afonso Proença, sem detalhar.

A Caixa Capital, sociedade de capital de risco do grupo CGD, tem sido o parceiro financeiro preferencial da Enersis, nomeadamente no próprio negócio da compra da RES.

Este negócio agora autorizado pela Autoridade passa pela compra à Caixa de 80% da Fespect, uma sociedade criada para a aquisição, onde até agora a Enersis tinha apenas 20%.

O Conselho da Autoridade da Concorrência decidiu não se opor à operação de concentração, por «a mesma não ser susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva no mercado da produção de energia eléctrica, no território nacional».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio