Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Associação Espanhola de Banca antecipa recessão em 2012

A Associação Espanhola de Banca (AEB) antecipa uma recessão em Espanha em 2012. São já inúmeros os especialistas e as instituições que prevêem que a recessão afecte Espanha em 2012.

20 de Dezembro de 2011 às 16:50
  • ...
A Associação Espanhola de Banca (AEB) prevê que a economia espanhola cresça 0,5% em 2011, o que implica uma taxa negativa no último trimestre do ano, a qual poderá alongar-se ao primeiro semestre de 2012.

De acordo com o relatório económico e financeiro da AEB, citado pelo “Cinco Días”, o balanço deste ano será pior que o inicialmente esperado, pelo que será necessário combinar políticas de austeridade e ao mesmo tempo impulsionar a actividade económica.

Segundo a AEB, o final de 2011 irá saldar-se com uma nova destruição do emprego e um aumento do desemprego, assim como um aumento médio dos preços do consumo superior a 3% e um diferencial com a Zona Euro em torno de meio ponto percentual.

Relativamente ao défice, a AEB considera possível que o Estado cumpra o seu objectivo em 2011. A entidade bancária avalia que a economia “enfrenta uma situação crítica” que requer “sem demora, uma actuação firme e incisiva”. Na sua opinião, “o crescimento estagnou e a destruição de emprego levou o desemprego para níveis inaceitáveis”.

A AEB indica também que para superar esta situação as políticas “não podem limitar-se a ajustar os desequilíbrios”. Os mercados “só voltaram a conquistar a confiança se sentirem que estão restabelecidas as bases do crescimento capaz de fazer frente à dívida”.

Quanto à crise financeira, a AEB considera fundamental que a utilização dos fundos públicos seja “estritamente condicionada à criação de entidades sólidas rentáveis”. A associação indicou que nesta “profunda” crise há que reestruturar “algumas entidades” que, devido ao seu modelo de negócio, têm “dificuldade de acesso aos mercados ou falta de rentabilidade”.
Ver comentários
Saber mais AEB Espanha crise da dívida recessão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio